Receitas Detox pós-carnaval - Coluna Gastronomia por Chef Alê Lembo

Você cometeu alguns exageros alimentares durante a folia de carnaval? Colocou a alimentação saudável de lado e negligenciou o consumo de frutas, verduras e legumes? Apesar do último artigo com receitas de águas aromatizadas, você não se hidratou corretamente e consumiu mais bebidas alcoólicas?

Não se desespere! Nem tudo está perdido e você não precisa passar a próxima semana à base de uma dieta líquida ou restrita em calorias. Certamente voltando a sua rotina alimentar normal, você irá se recuperar em poucos dias.

Porém, nada lhe impede de apostar em uma alimentação detox, consumindo mais água (incluindo as aromatizadas) e água de coco, chás, cúrcuma, gengibre, oleaginosas, frutas orgânicas, peixes, ovos orgânicos, azeite prensado a frio, sementes de linhaça, abóbora e gergelim e hortaliças orgânicas.

 

Lembre-se que processo de destoxicação é natural ao organismo e acontece todos os dias. Nada mais é do que metabolizar toxinas para serem eliminadas pelo suor, fezes e urina. E para que esse processo ocorra adequadamente o nosso organismo utiliza inúmeros nutrientes, e a falta do consumo dos alimentos adequados geram menor eliminação dessas toxinas, o que causa desequilíbrios metabólicos. Embora o objetivo principal da dieta de destoxicação seja eliminar toxinas, ela também pode contribuir para perda de peso, por isso é tão queridinha após os excessos.

 Para te ajudar nessa jornada, trago três opções de receitas detox práticas, deliciosas e que vão te encantar: um suco, um prato principal e uma sobremesa.

 

Suco:

suco detox de melancia.jpg

1 fatia média de melancia

Suco de 1 limão

150 ml de agua de coco

1 pedaço pequeno de gengibre

1 colher de chá de sementes de chia

1 pitada de cúrcuma

Folhas de hortelã

 

Bater todos os ingredientes no liquidificador e consumir em seguida.

 

Macarrão de vegetais ao Molho Pesto de Ervilhas:

Detox pós carnaval.jpg

 

Ingredientes do macarrão

1 abobrinha orgânica média

1 cenoura orgânica média

1 colher de sopa de azeite de oliva

Sal rosa do Himalaia e cúrcuma a gosto

Com o auxílio do spiralizer ou de um cortador de vegetais em forma de espaguete, corte a abobrinha e a cenoura. Em uma panela, acrescente o azeite de oliva com a cúrcuma e refogue rapidamente o macarrão de legumes. Para não liberar agua, adicione o sal depois de refogado.

 

Molho pesto de ervilhas:

6 colheres de sopa de azeite de oliva

3 colheres de sopa água mineral

½ xícara de chá de ervilhas frescas

1 punhado de nozes ou castanha do Brasil

1 dente de alho

½ xícara de manjericão fresco

1 colher de café rasa de sal rosa do Himalaia

Cúrcuma e pimenta do reino a gosto.

Bata todos os ingredientes no liquidificador (exceto as nozes), até obter um creme homogêneo. Acrescente as nozes e bata levemente para que fiquem alguns pedaços. Misture ao macarrão de vegetais e sirva em seguida.

 

Creme gelado de mirtilos

creme gelado de mirtilos.jpg

1 banana congelada

100g de mirtilos

50g de pistaches sem sal

Chips de coco ou nibs de cacau

Bata a banana com os mirtilos em um processador de alimentos até obter um creme homogêneo. Acrescente os pistaches e bata levemente (para que fiquem alguns pedaços maiores. Você também pode picá-los com uma faca). Coloque em uma taça e sirva com chips de coco ou nibs de cacau.

foto+chef+Ale.jpg

Alê Lembo

Coluna Gastronomia

Alessandra Lembo Nogueira, a chef Alê, é cozinheira profissional e especialista em alta gastronomia pelo IGA Campinas, com curso de Cuisine pelo Le Cordon Bleu Paris. Trabalha como personal chef e é idealizadora e fundadora da marca Fit Me Saudável e Funcional, uma empresa especializada em produtos Fit, Low Carb e Veganos, sem glúten, sem lactose, livres de açúcar refinado e gordura trans.  Atua como chef consultora e com desenvolvimento de cardápios especializados e personalizados, ministra workshops em diversos locais da cidade de Campinas e região.