Receita de Tartar de Avocado - Coluna Gastronomia por Chef Alê Lembo

Certamente você se deparou com a opção de Steak Tartar em menus de vários restaurantes, afinal, ele se difundiu por aqui e conquistou o paladar dos brasileiros.  

 Também conhecido por tartare, a receita tem origem atribuída aos tártaros, povo nômade da Ásia Central que vivia sobre os lombos de seus cavalos e ali armazenava mantimentos e os comia. Há existem registros da crença de que a força dos tártaros, liderados por Átila, rei dos Hunos, vinha da ingestão de carne crua, o que ajudou a difundir o prato. Durante o processo de expansão do império Huno, o steak tartare chegou a França e ganhou novos elementos, transformando a receita no que ela é hoje, a base de carne bovina magra crua, muito bem temperada.

A ideia do tartar é tão atraente, que a carne e seus temperos deram espaço para inúmeras variações, incluindo legumes, peixes e frutas, todos crus, agradando assim aos mais diversos paladares. E não limite um tartar a um molde circular. Embora essa seja a apresentação mais comum, ele pode ser servido de outras formas, incluindo essa sugestão.

 A receita do tartar de avocado ou abacate é uma opção de aperitivo rica em gorduras boas, prática, leve, linda, deliciosa e surpreendente!

tartar avocado.jpg

 Ingredientes:

 2 avocados

Suco de 1 limão

Sal rosa da Himalaia, cúrcuma, pimenta do reino e páprica picante a gosto

3 colheres de sopa de azeite extravirgem

½ cebola roxa

1 tomate médio

Chips de batata doce

Chips de couve kale para finalizar

 Modo de preparo: Corte os avocados ou o abacate em cubos pequenos, coloque-os em um bowl e tempere com sal rosa, pimenta do reino, cúrcuma e páprica picante a gosto. Acrescente o azeite e o suco de limão. Pique o tomate em cubos e a cebola em pedaços bem pequenos. Reserve.

 Montagem: Coloque uma colher de avocado ou abacate (escorra o líquido antes) sobre os chips de batata doce, e por cima acrescente um pouco de cebola roxa.  Em seguida, coloque uma colher de café de tomate picado e salpique uma pitada de sal rosa do Himalaia.

Finalize a montagem colocando um pouco de chips de kale (que você encontra em lojas de produtos naturais) sobre os tomates.

 Você pode alterar a montagem servindo em um prato, moldando o avocado com a ajuda de um aro e servindo os chips de batata doce ao redor.

 Nessa mesma receita, sugiro o acréscimo de salmão ou atum crus, em cubos misturados ao avocado e tomate, para uma entrada irresistível.

foto+chef+Ale.jpg

 Alê Lembo

Coluna Gastronomia

Alessandra Lembo Nogueira, a chef Alê, é cozinheira profissional e especialista em alta gastronomia pelo IGA Campinas, com curso de Cuisine pelo Le Cordon Bleu Paris. Trabalha como personal chef e é idealizadora e fundadora da marca Fit Me Saudável e Funcional, uma empresa especializada em produtos Fit, Low Carb e Veganos, sem glúten, sem lactose, livres de açúcar refinado e gordura trans.  Atua como chef consultora e com desenvolvimento de cardápios especializados e personalizados, ministra workshops em diversos locais da cidade de Campinas e região.