Agosto Dourado, vem saber na Coluna Pediatria por Dra. Carolina Calafiori de Campos

AGOSTO DOURADO

Image-48.png

Todos sabemos da importância e dos benefícios do aleitamento materno . Pensando em incentivar a amamentação , por meio da intensificação de ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, foi criado o Agosto Dourado : o mês do aleitamento materno.

Image-49.png

De 1º a ‪7 de agosto‬ é celebrada Semana Mundial do Aleitamento Materno , por mais de 120 países, que se unem para relembrar a importância da lactação. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS ( Organização Mundial da Saúde) e o UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil. A criação do documento chamado “Declaração de Innocenti” teve como foco estabeler metas pelo direito da mulher em amamentar de forma segura, encorajando também a participação da sociedade, profissionais da saúde e profissionais da educação a se envolverem nessa questão, tanto durante o período da amamentação, quanto ao longo de toda a maternidade. No Brasil, a divulgação e coordenação das ações da SMAM são feitas pelo Ministério da Saúde desde 1999, agregando parcerias a cada ano com outras entidades, como secretarias municipais e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH).

Image-50.png

Esse ano o tema da SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO (SMAM 2019) definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA, sigla em inglês) é : "Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!". O objetivo é conscientizar todos os familiares próximos , e não apenas a mãe, sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno, criando um ambiente que permita a mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida e como fonte complementar até os dois anos de idade. De acordo com a WABA é fundamental que seja adotada uma abordagem inclusiva , contemplando os pais do bebê além de familiares, parceiros , locais de trabalho e toda a comunidade, criando um ambiente propício e permitir ás mães amamentarem de forma otimizada. “Existem muitas barreiras para a prática ideal da amamentação, sendo uma das maiores a falta de apoio aos pais, em especial no trabalho. O aleitamento materno é um esforço de equipe, que requer informação baseada em evidências científicas e uma cadeia calorosa de apoio. É preciso informar sobre a íntima relação entre a proteção social parental e a amamentação”, afirma o texto de apresentação da SMAM 2019, divulgado pela Waba. Segundo o Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o slogan desta edição norteará as iniciativas a promover o empoderamento dos pais, sem distinção de gênero, uma vez que a amamentação melhora significativamente quando há participação de todos.

Image-51.png

O leite materno é indispensável nos primeiros momentos da existência , ele sacia a fome , impulsiona o viver e é a base da vida. Semana que vem falaremos mais sobre esse assunto tão importante.

Dra. Carolina Calafiori de Campos

CRM 146.649

Registro de Qualificação em Especialista - RQE 73944

Pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Intensivista Pediátrica no Hospital da Puc Campinas e na Clínica Congenitus

Quadro “ Papo de Criança “ no Programa Saúde e Você

Colunista do site Raquel Baracat

Instagram : @dra.carolcalafiori

Image-22.jpg

Carolina Calafiori de Campos

Coluna Pediatria

Dra Carolina Calafiori de Campos - CRM 146.649 RQE nº 73444 

Médica Formada pela Faculdade de Medicina de Taubaté, Especialização em Pediatria pelo Hospital da Puc Campinas, Especialização em Medicina Intensiva Pediátrica pelo Hospital da Puc Campinas, Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria - Contato: carolinacalafiori@hotmail.com