Sobre Vincent Van Gogh - Coluna Arte/Fotografia e Design por Mônica Fraga

O Roteiro de Museus em Londres me levou a mais uma exposição maravilhosa: Van Gogh and Britain no Tate Britain. A curadoria foi incrível ao relacionar artistas que o influenciaram em determinado momento e os que foram influenciados por ele na sequência.

Ver algumas das cartas dele escritas a seu irmão Theo foi inesquecível. As cartas escritas à mão  foram de arrepiar - logo eu que sou apaixonada por caligrafia, pois acredito que a letra diz muito sobre a pessoa.

Recentemente ganhei um presente especial, o livro Cartas a Theo. A cada leitura admiro mais o seu trabalho, sua busca por se descobrir, de fazer sempre o melhor, buscando referências, inspirações e construindo seu próprio estilo, deixando assim um legado às gerações!

Van Gogh lia muito, falava várias línguas. Viveu até os 37 anos e nos deixou mais de 800 quadros e 800 desenhos, vendendo apenas um quadro em vida: O Vinhedo Vermelho.

Em uma carta que ele escreveu quando morou em Londres, no período de julho de 1873 a maio de 1875, ele cita: “A arte inglesa não me atraía muito no começo, é preciso acostumar-se a ela. Contudo, existem aqui pintores hábeis... Além disso, entre os velhos pintores, Constable... e ainda Turner, de quem você deve ter visto algumas gravuras.” Para quem leu o penúltimo post da coluna, sobre Turner, pode imaginar o quanto a arte influencia gerações.

A pincelada inconfundível e suas cores fazem de sua obra única e confere a ele o título de um dos maiores pintores modernos.

Em 1990, um dos “retratos do dr Gachet” foi vendido pela Christie`s, uma das mais poderosas casas de leilões do mundo, por 82,5 milhões de dólares para um empresário japonês. Ele morreu em 1996 e o quadro desapareceu. Diz a lenda (ou realidade) que a pintura foi cremada junto com seu proprietário. Será?

Aqui coloco o meu quadro preferido... Noite Estrelada!

VG.jpg

Imagina se ele pudesse ver o que ele representa para a nossa geração?

Uma amiga, Claudia Medeiros, me enviou um vídeo onde ele viaja através do tempo e visita o Museu d’ Orsay em Paris. Maravilhoso:

https://www.youtube.com/watch?v=ubTJI_UphPk

 Quer ver uma obra do Van Gogh? Visite o MASP em São Paulo!

IMG_2928.jpg

Mônica Fraga

Arte, Fotografia & Design

Designer de Interiores pela Arquitec., Fotógrafa pelo Senac São Paulo. Atualmente faço um curso sobre História da Arte, em SP, com o crítico de Arte Rodrigo Naves. Instragram: @monicafraga monicabmfraga@gmail.com