Várias celebridades lideram lista das contas com mais “seguidores fake” - Coluna Entretenimento por Milena Baracat

Não é nenhuma novidade que Instagram e Twitter estão cheios de contas fake (bots ou robôs), mas nunca se imaginou que um número tão grande de seguidores falsos fazia parte de contas de celebridades de alto escalão do esporte ao entretenimento.

foto 1.png

Um estudo realizado pela escola inglesa ICMP, e publicado pelo site Inquisitr, denunciou que quase metade dos seguidores de super celebridades são falsos.

O estudo britânico se baseou em várias listas de contas “mais seguidas” e “mais bem-sucedidas” da internet da música, esporte, atuação e TV. A partir daí, usaram as ferramentas “IG Audit” e “Sparktoro fake Twitter followers tool” para medir a porcentagem de seguidores reais de cada conta.

Os números são chocantes!

O primeiro da lista é o jogador de futebol alemão Toni Kroos, com 51% de robôs entre os followers, seguido por Ellen Degeneres, com 49% fake. Ainda no top 10 temos 3 brasileiros: Phillippe Coutinho em 5º lugar, com 48% fake; David Luiz em 7, com 46% e Neymar em 9º, com 46%.

foto 2.png

Confira a lista completa do ICMP:

https://www.icmp.ac.uk/fake-followers/

A grande questão sobre tudo isso é que muitas publicações feitas por celebridades são posts patrocinados que valem muito dinheiro (o famoso publipost). Seguidores falsos nas redes sociais podem ser usados para inflacionar os seus números e aumentar o valor da publicidade paga veiculada pela celebridade.

foto 3.jpg

Um bom exemplo é a família Kardashian. Juntas, tornaram-se poderosas na internet. Cada post patrocinado rende muito dinheiro às socialites ... cerca de um quarto da renda delas. É muita coisa! Um post na conta de Kim Kardashian foi avaliado em 500 mil dólares em 2017, já nas de Kourtney e Khloé, 250 mil.

Segundo o estudo do ICMP, aproximadamente metade dos seguidores das Kardashian nas redes sociais são falsos. A irmã mais velha do clã, Kourtney Kardashian, possui 46% de fake, Kim Kardashian, a mais famosa das irmãs e a que mais lucra com publicidade no seu Instagram, tem cerca de 44% de seguidores fake, enquanto Khloé tem 43%. Depois aparece Kris Jenner, a matriarca da família, com 42% de perfis falsos e Kylie Jenner e Kendall Jenner com, respetivamente, 33% e 34%.

foto 4.png

Ou seja, já está na hora das marcas pararem de se basear somente no número de seguidores ao pagar para um famoso e/ou influenciador digital para fazer propaganda em seu Instagram.

Através do IG Audit (igaudit.io) você pode verificar sempre a validade e a veracidade dos seguidores e ter a certeza de que aquele digital influencer e/ou famoso realmente tem uma presença digital essencial para o sucesso de sua marca. Independentemente do que estiver vendendo, eles são sim uma ótima maneira de atrair mais olhos para sua causa e construir uma base de consumidores fiéis, mas para isso devem ter, obviamente, um público real.

foto 5.jpg

Enquanto isso, no Brasil...

A ferramenta Sparktoro analisou uma amostra de 2.000 contas aleatórias que seguem os famosos brasileiros no Twitter, para saber quantos seguidores são fake.

Alguns fatores usados pela ferramenta para definir a porcentagem de perfis falsos foram: se a pessoa está inativa por mais de 120 dias, imagem de perfil padrão no Twitter, problemas de URL, tweet idioma, número de seguidores, problemas de localização, horários listados, porcentagem de compartilhamento, entre outros. E o resultado foi essa lista dos cinco famosos brasileiros mais seguidos por perfis falsos:



foto 6.jpg

5º -Marina Ruy Barbosa – 53% de seguidores falsos no Twitter

A atriz, bastante conectada, tem 2.066.876 de seguidores e, segundo a ferramenta, 1.095.444 deles são falsos, representando 53% do total que acompanha os tweets de Marina.

4º - Felipe Neto – 55,5% de seguidores falsos no Twitter

Acompanhado por 8.893.350 fãs, Felipe tem 4.935.809 seguidores falsos, apontando para 55,5% do total.

3º - Jair Bolsonaro – 56,6% de seguidores falsos no Twitter

Seguido por 4.238.575 seguidores, 56,6 % são de perfis fakes, ou 2.399.033 do total.

2º - Giovanna Ewbank – 57,3% de seguidores falsos no Twitter

A esposa de Bruno Gagliasso conta com 852,443 seguidores na rede social e 488.450 dos internautas que a seguem são falsos, ou 57,3% do total.

1º - Danilo Gentili – 59.6 % de seguidores falsos no Twitter

Ao todo, Danilo tem 17.317.177 seguidores e, segundo o levantamento, 10.321.037 deles são falsos.

(Fonte: ICMP / Inquisitr. / IG Audit / RD1- TERRA. Fotos Reprodução: Google)

Milena.jpg

Milena Baracat

Coluna Entretenimento

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atualmente presta assessoria ao Site Raquel Baracat.