Mateus Solano e Miguel Thiré apresentam "SELFIE" no Teatro Iguatemi Campinas

Com direção de Marcos Caruso e texto de Daniela Ocampo, a comédia fala da febre contemporânea da autoexposição e da necessidade de estar online acompanhando tudo e todos. Espetáculo terá apresentações em Campinas dias 20, 21 e 22 de abril no palco do Teatro Iguatemi.

VITOR_ZORZAL_0328_preview.jpeg

“Selfie”, em inglês, é um neologismo com origem no termo “self-portrait,” que significa “autorretrato”, e dá nome às fotos clicadas por aparelho celular e compartilhadas na internet. Em 2013, o verbete “selfie” foi eleito a palavra do ano, segundo o blog da Oxford University Press, ligado à universidade inglesa de mesmo nome. Esta escolha foi motivada pela constatação de que este verbete cresceu 1.7000% em 2013, o que confirma o seu status de uma das palavras mais procuradas em um ano.

O fenômeno estimulou e inquietou o produtor Carlos Grun, que se uniu aos atores Mateus Solano e Miguel Thiré, parceiros artísticos de longa data (desde 2007, quando conceberam e atuaram na comédia Dois Pra Viagem), para refletir – e rir de tudo isso concebendo a criação teatral da comédia Selfie, que chega a Campinas nos dias 20, 21 e 22 de abril, para apresentações no Teatro Iguatemi com o patrocínio do Grupo Bradesco Seguros e realização da Bem Legal Produções.

Para dar forma ao desejo do trio, o ator, autor e diretor Marcos Caruso foi convidado para dirigir a comédia, cujo texto foi criado por Daniela Ocampo (roteirista do programa Tá no Ar: a TV na TV, de Marcelo Adnet e Marcius Melhem, na TV Globo; e diretora de comédias de sucesso como Lente de Aumento, de Leandro Hassum, e Z.É – Zenas Improvisadas, de Fernando Caruso, Marcelo Adnet, Gregório Duvivier e Rafael Queiroga).

Reflexões e indagações acerca dos valores sociais e morais contidos nos meios de comunicação; as relações distorcidas entre pessoas e o que elas buscam com essas exposições; a interferência avassaladora da tecnologia na comunicação, num tempo em que mais se tecla do que se fala; pessoas fotografando continuamente a si mesmas, registrando o passo a passo de suas rotinas. Esta observação do comportamento contemporâneo foi o ponto de partida de Mateus Solano e Miguel Thiré para a criação de uma comédia ágil e dinâmica, em que os atores interpretam diversos personagens facilmente reconhecíveis por todos nós.

Marcos Caruso, que trabalha pela primeira vez com a dupla, se entusiasma pela discussão e pelo processo criativo propostos por Mateus e Miguel: “O que me move para aceitar um trabalho no teatro é a paixão por uma ideia.  Dirigir Selfie me proporciona discutir um tema extremamente contemporâneo.  Tenho absoluta certeza de que o excelente texto de Dani Ocampo, as deliciosas e impecáveis interpretações de Mateus Solano e Miguel Thiré, somados à qualidade da equipe que compõe este espetáculo, levarão a plateia a momentos de muita diversão, emoção e reflexão sobre uma questão fundamental da sociedade atual”.

Desde que estreou, em outubro de 2014, a comédia já teve mais de 250 apresentações e 250 mil espectadores em três anos de sucesso no Brasil, Estados Unidos e Portugal

 SINOPSE

A peça conta a história de Claudio, (Mateus Solano) um homem superconectado que armazena toda a sua vida em computadores, redes sociais e nuvens. Debruçado sobre um projeto de criar um sistema único para armazenamento de todos os dados de uma pessoa, vê seu sonho ir água abaixo quando deixa cair um café em seu equipamento, que sofre uma pane e apaga tudo. Ele então torna-se um homem sem passado, já que não se lembra de nada, pois toda sua memória era virtual. A partir daí, Claudio inicia uma saga em busca da memória perdida, recorrendo a vários personagens de sua vida (onze, ao todo, vividos por Miguel Thiré) para reconstituir sua história.

 A MONTAGEM

A cena é limpa concentrada no trabalho dos atores. O revestimento do chão é preto, retangular e com as bordas arredondadas, remetendo ao formato de um tablet. Os figurinos também seguem a mesma linha, não se impondo à cena. Miguel Thiré se desdobra em onze personagens que interagem com Claudio, personagem de Mateus Solano, ao longo da ação.

 MARCOS CARUSO - DIRETOR

Marcos Caruso atuou em 35 peças teatrais, entre elas o grande sucesso Intimidade Indecente (inicialmente ao lado de Irene Ravache, e depois com Vera Holtz). É autor de dez textos, entre eles o fenômeno Trair e Coçar é só Começar, há 29 anos em cartaz; e dirigiu as peças S.O.S. Brasil e Brasil S.A., ambas de autoria do empresário Antônio Ermírio de Moraes, falecido recentemente. Na TV, atuou em 15 novelas, entre elas Avenida Brasil, em 2012, que se tornou mania nacional e parou o país no dia da exibição do último capítulo. Escreveu duas novelas, uma delas foi Ana Raio e Zé Trovão (a primeira e única novela itinerante da teledramaturgia brasileira, exibida na extinta TV Manchete) e vários seriados, e dirigiu Fala Dercy, programa com Dercy Gonçalves. No cinema, atuou em dez filmes, entre eles Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Andre Klotzel; Polaroides Urbanas, de Miguel Falabella; e Irma Vap – o retorno, de Carla Camurati. Escreveu quatro roteiros, entre eles O Casamento de Romeu e Julieta, dirigido por Bruno Barreto.

 DANIELA OCAMPO - AUTORA

Daniela Ocampo é roteirista do programa Tá no Ar – a TV na TV, com Marcelo Adnet e Marcius Melhem, na TV Globo; e diretora de peças teatrais de comédia importantes como Lente de Aumento, de Leandro Hassum, e Z.É – Zenas Improvisadas, de Fernando Caruso, Marcelo Adnet, Gregório Duvivier e Rafael Queiroga.

 FICHA TÉCNICA

Idealização: Carlos Grun, Mateus Solano e Miguel Thiré

Texto: Daniela Ocampo

Direção: Marcos Caruso

Elenco e personagens: Mateus Solano: Claudio e Miguel Thiré: Paulista, o amigo técnico / Solange, a mãe / Amanda, a namorada / Cabeça, o amigo maconheiro / o Empresário / Suzana Souza, a apresentadora de TV / o Barman / a Mulher do Bar /o Menino / Inocêncio, o velho (personagens por ordem de entrada em cena)

Figurinos: Sol Azulay

Desenho de Luz: Felipe Lourenço

Direção Musical e Trilha Sonora: Lincoln Vargas

Preparação Corporal: Arlindo Teixeira

Fotos: Sergio Baia e Vitor Zorzal

Design Gráfico: Bruno Dante

Produção: Carlos Grun - Bem Legal Produções

Assessoria de imprensa: João Pontes e Stella Stephany - JSPontes Comunicação

Classificação: 14 anos.

Duração: 70 min.

SERVIÇO

Data: dias 20 (sexta-feira), 21 (sábado) e 22 (domingo) de abril.

Horário: às 21h na sexta; às 21h30 no sábado; às 19h no domingo. 

Local: Teatro Iguatemi 3º piso do Iguatemi Campinas - Endereço: Av Iguatemi, 777 – Vila Brandina

Telefone: (19) 3294-3166 – www.teatroiguatemi.com.br

VALORES

Inteira: R$ 120,00

Meia-Entrada: R$ 60,00

VENDAS

Bilheteria do Teatro: 3294-3166 (segunda a sábado das 10h às 22h | domingo das 12h às 20h)

Pela internet: www.ingressorapido.com.br 

Exposição Outono Brasileiro de Maria Isabel Santos, curadoria de Ligia Testa Escritório de Arte

Maria Isabel Santos é artista itatibense das mais campineiras, já que vem, há mais de 20 anos ocupando casas de muita gente da Cidade. Trabalha, entre idas e vindas diárias, trazendo obras encomendadas, agora que desenvolve arte em seu atelier, em Itatiba.  Formada em Artes Pláticas pela Escola Pan-Americana de Artes de São Paulo, a artista aprimorou seu conhecimento em cursos de decoração, de pintura a óleo, desenho e pinturas especiais.

Participa há mais de 20 anos de todos os eventos de Arquitetura e Decoração das cidades vizinhas, sempre assinando paredes de diversos ambientes, e já esteve em mais de uma centena de exposições, individuais e coletivas. Hoje a artista se orgulha, com razão, de ter obras nos EUA, França, Itália, Inglaterra, Canadá, Japão, China, Bélgica, México, Venezuela, Panamá, Colômbia e Espanha. Maria Isabel Santos firmou parcerias com renomados arquitetos, decoradores e designers, sendo destaque em revistas relevantes como Casa Mix, Viver Bem, Casa Vogue, e com suas obras participando de grandes eventos, como: 15 anos da Revista Viver Bem, Spazio Donatelli, Espaço Cultural Banespa, Galeria Arte Aplicada, Campinas Decor, Restaurante Seo Rosa em Campinas, Decor Interior em Americana entre outros.

Agora, em 17 de abril, a artista apresenta 17 obras na Exposição Outono Brasileiro. Em nova fase, com o olhar amadurecido, Maria Isabel mantém-se valorizando a beleza que vê na natureza, com flores, folhas, frutas, pássaros, em suas dimensões exageradas, trazendo abstratos que também rendem homenagens à natureza e ao outono sereno e de cores vibrantes do País.   

“A paixão pela natureza faz a artista Maria Isabel Santos criar arte em imagens hiperbólicas que se espalham pelas telas querendo sair delas e ganhar mundo. Seu estilo é personalíssimo, as cores são vívidas e, mesmo festejando a chegada do outono, pincéis e espátulas cruzam com alegria propagando tinta em todos os sentidos. É um outono cheio das cores brasileiras, das frutas da estação dos abstratos terrosos”, conclui Ligia Testa, produtora artística do evento.

SERVIÇO:

Local: Débora Selanne Bolsas Rua General Osório, 2310 - Cambuí, Campinas/SP.

Vernissage: 17/abril/2018, terça-feira, 18h

Exposição: 18 a 30 de abril de 2018

Entrada Gratuita

Galleria Shopping promove cineminha com personagens da Nickelodeon

Com o projeto “Drive In Kids”, que acontecerá aos sábados e domingos de 14 a 29 de abril, as crianças poderão assistir gratuitamente a filmes em carrinhos divertidos

unnamed.jpg

Os famosos cinemas em estilo drive-in, que ganharam força em todo o mundo nas décadas de 1950 e 1960 e onde o público podia assistir aos sucessos do cinema dentro dos carros, levaram milhares de pessoas a uma forma divertida de interagir com a telona. Esse clima mágico ganha uma roupagem lúdica no projeto “Drive In Kids”, que o Galleria Shopping irá promover de 14 a 29 de abril, aos sábados e domingos.

Em parceria com o canal infantil Nickelodeon, verdadeiro fenômeno de audiência entre os pequenos, as crianças poderão curtir filmes e desenhos num cenário divertido, instaladas em carrinhos de papelão que remetem aos drive-ins de antigamente. Durante as sessões, a criançada poderá aproveitar para assistir aos episódios da “Patrulha Canina”, “Dora, A Aventureira”, “Blaze and the Monster Machines”, “Nella, Uma Princesa Corajosa” e “Shimmer & Shine”.

Além de assistir a seus desenhos preferidos, as crianças poderão interagir com os personagens da Nickelodeon. No dia 14 e 15 os personagens Dora Aventureira e Diego estarão no Galleria Shopping para brincar e tirar fotos com os participantes logo após as sessões. Já nos dias 21, 22, 28 e 29, quem estará presente para alegria da criançada são dois personagens da Patrulha Canina, Marshall e Chase.

A ação é voltada para crianças de 2 a 5 anos e será realizada sempre das 11h às 19h. Cada filme terá duração média de 25 minutos e o espaço comportará até 100 crianças por sessão.

O “Drive In Kids” do Galleria Shopping ficará na área de eventos do segundo piso do shopping, ao lado da loja Brooksfield. A entrada é gratuita. Para participar é necessário retirar senhas no próprio espaço. Para maior conforto do público, a lotação está sujeita a ordem de chegada, conforme regulamento no site do empreendimento.

“Esse novo projeto reforça nossa política de oferecer entretenimento de qualidade para as famílias, que poderão se divertir de forma lúdica, em um cenário charmoso que tem tudo a ver com o ambiente do Galleria Shopping”, afirma o gerente geral do empreendimento, Francisco Finocchiaro.

Serviço:

Drive-In Kids

Local: área de eventos no segundo piso do Galleria Shopping (Rod. D. Pedro I, km 131,5, Jardim Nilópolis, Campinas, SP)

Data:  dias 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de abril, sábados e domingos

Horários:  das 11h às 19h

Ingresso: Gratuito, com retirada de senhas 1h antes da exibição

Sobre o Galleria Shopping - Com sua arquitetura diferenciada, marcada por um grande vão central a céu aberto e um jardim interno de mais de 7 mil metros quadrados, o Galleria Shopping destaca-se como um dos mais sofisticados centros de compras do país. Inaugurado em outubro de 1992, foi o responsável por introduzir no país o conceito definido pelos norte-americanos como “lifestyle”, ou estilo de vida, por ser um shopping aberto (“open mall”). Possui como diferencial a integração das lojas, restaurantes, cafés e muito entretenimento, com um ambiente paisagístico que valoriza as áreas livres e arborizadas. Oferece um mix de operações diversificado, formado por lojas especializadas em moda feminina, masculina e acessórios, além de opções de gastronomia, lazer e entretenimento. Possui uma completa alameda de serviços, oferecendo conforto e comodidade para os clientes. Ampliado em 2012, possui cerca de 200 lojas, distribuídas em 33,1 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL).

 

Teatro Iguatemi Campinas recebe Leandro Karnal e Monja Coen

Bate-papo entre o historiador e a fundadora da Comunidade Zen-budista do Brasil acontecerá no dia 18 de abril, às 19h30

O Iguatemi Campinas e a Papirus Editora irão promover no dia 18 de abril, quarta-feira, às 19h30, no Teatro Iguatemi Campinas, um debate entre os autores  Leandro Karnal e Monja Coen sobre o tema do livro que escreveram em parceria, “O inferno somos nós: Do ódio à cultura de paz”, que será lançado nesse dia.

A distribuição dos ingressos para o evento será feita da seguinte maneira: na compra de um exemplar do livro, autografado, na livraria Saraiva do Iguatemi Campinas, a partir das 12h do dia 16 de abril, os clientes ganharão um ingresso para assistir ao bate-papo. Parte da renda obtida com as vendas será destinada para a ONG SOS Ação Mulher e Família. A entidade, que recebe apoio institucional através do Programa Enfrentamento a Violências da Fundação FEAC, oferece gratuitamente atendimento psicossocial e orientações jurídicas a mulheres, homens e famílias que vivenciam violência de gênero ou violação de direitos.

No livro “O inferno somos nós: Do ódio à cultura de paz” (Papirus 7 Mares, 112 pp., R$ 29,90), que permeará o debate, o historiador Leandro Karnal e a Monja Coen, fundadora da Comunidade Zen-budista do Brasil, levantam questões fundamentais no momento atual, como intolerância e violência, estabelecendo como objetivo principal da obra pensar o que é necessário para alcançar uma sociedade menos agressiva e mais acolhedora. Como fazer com que as relações humanas sejam permeadas pelo diálogo e pela tolerância, diante da diversidade de pessoas, de opiniões e de culturas?

“Será uma honra poder propiciar aos nossos clientes a oportunidade de acompanhar um debate com esses dois grandes nomes, em mais uma iniciativa de incentivo à cultura, que faz parte do DNA do Iguatemi Campinas”, afirma o gerente de marketing do shopping, Antonio Eloy.

Sobre os autores:

Claudia Dias Batista de Souza, conhecida como Monja Coenfoi jornalista profissional em sua juventude. É missionária oficial da tradição Soto Shu e primaz fundadora da Comunidade Zen-budista do Brasil. Segue os ensinamentos de Buda e participa de encontros educacionais, culturais e inter-religiosos, com o objetivo de difundir princípios em prol da preservação do meio ambiente, da defesa dos direitos humanos e da criação de uma cultura de não violência e paz.

 

Leandro Karnal é professor doutor na Unicamp, desde 1996. Graduado em História pela Unisinos e doutor em História Social pela USP, possui pós-doutorados pela Unam, México, e pelo CNRS de Paris. Sua formação cruza história cultural, antropologia e filosofia. É membro do conselho editorial das principais publicações acadêmicas da Unicamp e da Unisinos, além de autor de várias obras, como: Felicidade ou morte, em parceria com Clóvis de Barros Filho, e Verdades e mentiras: Ética e democracia no Brasil, junto com Mario Sergio Cortella, Luiz Felipe Pondé e Gilberto Dimenstein, ambas pela Papirus 7 Mares.

Serviço

Bate-papo com Leandro Karnal e Monja Coen e lançamento do livro O inferno somos nós: Do ódio à cultura de paz

Data: 18 de abril de 2018

Horário: 19h30

Local: Teatro Iguatemi Campinas, localizado no terceiro piso do Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP)

Regras do evento:

- Na compra do livro autografado, ganhe um ingresso para o bate-papo;

- Válido para os 450 primeiros exemplares adquiridos, a partir das 12h do dia 16/4, na Saraiva do Iguatemi Campinas;

- Limite de dois livros por CPF;

- Parte das vendas será revertida para a SOS Ação Mulher e Família.

Sobre o Iguatemi Campinas - O Shopping Center Iguatemi Campinas foi o primeiro shopping do Brasil construído fora das grandes capitais e tornou-se o melhor complexo de uso misto do interior de São Paulo.  Segundo shopping da Iguatemi Empresa de Shopping Centers e maior complexo da rede, são 388 operações com diversas opções de moda – marcas nacionais e internacionais –, gastronomia, casa/decoração, tecnologia, cultura e lazer.  Com um ambiente agradável e pensado nos mínimos detalhes, o empreendimento proporciona conforto e conveniência para seus clientes em um único lugar e apresenta diferenciais como o mais moderno teatro da cidade, dois complexos de cinema – incluindo um prime –, duas megalivrarias, além da única torre de estacionamento coberto entre os shoppings da região, com sistema de sinalização de vagas.

Atendimentos gratuitos ao público e apresentações artísticas dão início à Parada do Empoderamento em Campinas

Debate sobre violência doméstica, oficinas de leitura, apresentações musicais e intervenções artísticas estão entre as atividades que acontecerão neste domingo, 4 de março, na Estação Cultura

28276528_352797535204125_4659258387827441409_n.jpg

Para promover o empoderamento e desenvolvimento social de todas as tribos, o projeto Elos que Empoderam convida Campinas e região a ajudar na transformação do mundo em um lugar melhor durante a 1ª Parada do Empoderamento, que começa neste domingo, 4 de março, na Estação Cultura. A abertura da Parada contará com a presença e fala de personalidades ligadas ao projeto, além de apresentações artísticas e atendimentos gratuitos ao público.

flyer.jpg

Com base nos cinco pilares que sustentam a sociedade e norteiam as ações do Elos - Saúde, Humanização, Educação, Cultura e Economia Criativa -, o público encontrará tendas de atendimento personalizado que visam não só dar voz e entender as dores do próximo, mas também apresentar meios de desenvolvimento pessoal e social para aqueles que precisam.

O evento também contará com fala da Dra. Flávia Mellysse, Idealizadora do projeto Elos que Empoderam e Embaixadora do Empreendedorismo e Desenvolvimento Social, e com apresentações e intervenções com o Artista Plástico Internacional e Grafiteiro Alemão Art, o Rapper Obigo, cantores, dançarinos e outros.

“O projeto Elos que Empoderam nasceu da ideia de impactar positivamente a vida na comunidade, dar voz as mulheres e ajudar a família a se desenvolver socioeconomicamente”, explica a Drª Flavia Mellysse idealizadora e diretora do projeto. “A nossa expectativa é que a Parada aumente o engajamento da sociedade, através de um olhar diferente das questões sociais com o intuito de provocar na população um maior desenvolvimento pessoal e econômico”, completa.

Confira a programação completa da abertura da 1ª Parada do Empoderamento:

Apresentações artísticas:

- Alemão Art – Grafite

- Dra. Flavia Mellysse – Idealizadora do Projeto Elos

- Leo Fressato e Ana Larousse – Música

- Obigo – Rapper

- Palhacinfônicos e Palhateenfônicos – Hospitalhaços

- Duo Blues – Música

- La Trupe – Música

- Grupo de Bateria – Música

- Flash Sertanejown – Música

- Apresentação de HIP HOP com Família Eclipse

- Art Ballet Aline Frederico – Dança

- Apresentação de Coral – Música

- Apresentação Quarteto de Cordas – Música

- Esquete Clown – Teatro

Atendimento ao público

Tenda de Saúde e Beleza: Massagens e cuidados com a pele (auto maquiagem). Roda de conversa com profissionais de saúde.

- Tenda Humanização: Parceria com Defensoria Pública e OAB para atendimento individualizado. Roda de conversa sobre violência doméstica e orientações para encaminhamento aos órgãos competentes.

- Tenda Empreendedorismo: Parceria com SEBRAE para falar sobre aberturas de ME e MEI e informações sobre linhas de crédito. Mini palestras sobre: finanças, inovação e marketing.

- Tenda Educação e Cultura: Campanha de doação de livros e área de leitura, brinquedoteca. Oficina de leitura de histórias. Orientação sobre direito à educação e acesso à cultura.

 SERVIÇO

Abertura da 1ª Parada do Empoderamento

Local: Estação Cultura

Data: 4 de março

Horário: das 12h às 17h

Evento gratuito

 

 

Confira a programação completa do evento:

04 de março - Abertura

Local: Estação Cultura

Horário: a partir das 12h

Atividades: números circenses, esquete clown, quarteto de cordas, apresentações de hip-hop e roda de capoeira e outras atividades inspiradas nos 5 pilares do Projeto. Tendas de atendimento ao público.

05 a 08 de março – Ciclo de Palestras

Local: Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas

Horário: a partir das 9h30

Temas:

Segunda-feira: Cultura e Educação no Século 21

Terça-feira: Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico

Quarta-feira: Saúde e Prevenção Familiar, Pela Paz e pela Segurança da Família

Quinta-feira: Dia da Mulher – Elos que Humanizam.