Raquel Baracat

View Original

Vicodin - a droga da moda em Hollywood

Para quem não sabe a oxicodona (também conhecida como heroína caipira) e hidrocodona (vicodin) são alguns dos analgésicos à base de opióides semissintético utilizados para o alívio de dor, vendidos somente com prescrição médica.


Tidas como as “drogas da moda em Hollywood”, já foram mencionadas em séries de televisão (como Dr. House) e até mesmo em letras de músicas. Usadas de maneira abusiva, são muito viciantes e podem até matar. Aliás, overdose fatal por analgésicos controlados são quatro vezes maiores que as por heroína e cocaína, segundo o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) americano.

Muitas celebridades já sofreram com a dependência e infelizmente, algumas morreram vítimas de overdose acidental. Dois casos famosos foram com o cantor Michael Jackson, em 2009 e com o ator Heath Ledger, em 2008 que misturou seis medicamentos diferentes de ação analgésica e sedativa ( hidrocodona, oxicodona, diazepam,temazepan, alprazolam e doxilamina).


Um dos principais atores da série de sucesso Friends, Matthew Perry (o hilário Chandler Bing) já contava com duas idas à reabilitação para tentar largar o vício em álcool, mas foi por causa de um acidente de jet ski que o fez usar e abusar de analgésicos para aliviar as dores. Em 1997, Perry foi para sua primeira reabilitação contra o vício em Vicodin, e em 2001, para a segunda.


Ultimamente outros dois casos de internação em clínica estão dando o que falar na mídia. O primeiro é do jogador de basquete da NBA, Lamar Odom, marido da reality star Khloé Kardashian. Viciado em Oxycontin (oxicodona) e Ambien (usado no tratamento de insônia e distúrbios cerebrais) se internou ano passado, mas três semanas depois já estava novamente usando os medicamentos, juntamente com cocaína e crack.


O segundo caso foi divulgado pela revista National Enquirer. Com a notícia de que o ator Zac Efron - que supostamente teve uma overdose em janeiro deste ano e que vem lutando contra o vício desde então - teve um colapso após abusar do uso de oxicodona além de um coquetel de outras drogas, álcool e Adderall (medicamento prescrito para pacientes com transtornos psicológicos) durante uma festa em seu quarto de hotel, recentemente.


A notícia caiu como uma bomba!

Ídolo teen desde que estrelou High School Musical, da Disney Channel, o talentoso ator de 26 anos, sempre se mostrou um bom moço, comportado, sem barracos públicos, brigas ou prisões.

Segundo uma testemunha ocular que estava presente na festa no hotel, “se ele não se livrar do vício, será a próxima grande tragédia de Hollywood relacionada ao uso de drogas”. Lamentavelmente é a mais pura verdade.

 

Milena Baracat é formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). 

Atualmente atua com profissionais  no desenvolvimento, tratamento de acervos, informatização e tecnologia da informação aplicada para bibliotecas particulares e privadas.