A oração
Rezar é falar com Deus, é estar em sintonia com Ele!
A oração é a forma mais direta de estar com o Pai, falando e ouvindo, numa conversa íntima, cheia de confiança e alegria; nos momentos de desespero ou de felicidade; com ou sem palavras; rindo ou chorando; a todo e qualquer momento e lugar; com respeito e amizade.
Ela é um hábito a ser cultivado, como uma expressão de confiança n'Aquele que tudo pode, tudo sabe, tudo vê e conhece a verdade de cada um! Basta um olhar aos céus; um silêncio íntimo para um encontro especial; verbalizar uma frase ou uma fórmula para expor uma vontade ou uma necessidade; fazer um apelo, um agradecimento... Pode ser breve, porém intensa; e pode ser demorada sem deixar de ser eternamente suave.
Que bom saber que podemos nos aconchegar no colo do Pai! Você se sente assim, à vontade para estar com Ele de modo particular e único, num momento só de vocês, mesmo que seja em meio à uma multidão?
Deus está sempre ao lado de seus filhos, e pronto para ouvi-los, acolher suas intenções e responder aos seus apelos. Ele fala através de sinais da vida, dos dons do Espírito Santo, de pessoas e, principalmente aquelas que estão mais próximas, e fala também ao coração, num sentimento de paz ou de despertar para algo!
Assim como Deus, os pais estão sempre perto de seus filhos e devem mostrar o caminho para o encontro com Deus e ensiná-los a rezar, para pedir a proteção, agradecer a vida, louvar Aquele que é digno de adoração, pois a oração é uma virtude que precisa ser despertada desde muito cedo para que se torne um hábito, uma relação direta com o Pai que está nos céus, tanto quando se está sozinho como em comunidade, e durante toda a vida.
Rachel Lemos Abdalla
Site: www.pequeninosdosenhor.org
Se desejar enviar perguntas ou expressar opiniões sobre os temas tocados pela coluna organizada por Rachel Lemos Abdalla, enviar email para: presidente@pequeninosdosenhor.org
Rachel Lemos Abdalla é Fundadora e Presidente da Associação Católica Pequeninos do Senhor; é colaboradora da ZENIT.org – O mundo visto de Roma, responsável pela Coluna Pequeninos do Senhor de orientação catequética; é membro da ‘Equipe de Trabalho’ do ‘Ambiente Virtual de Formação’ da Arquidiocese de Campinas; escreve para dois sites em Portugal (ABC da Catequese e Laboratório da fé); e é membro da Equipe de Formação da Paróquia Nossa Senhora das Dores.