Conheça mais sobre os benefícios das oleaginosas
Com a chegada do Natal entram em cena as famosas receitas feitas com oleoginosas. Vocês sabem do que estamos falando? Elas são muito comuns nesta época do ano, porém muitas pessoas desconhecem sua denominação. Estamos falando das nozes, amêndoas, amendoim, pistache, castanhas, macadâmia, amendoim...
Nesta época do ano elas se tornam mais presentes em nossas vidas por meio das receitas natalinas. Estão presentes nos pães, bolos, tortas, roscas, panetones entre outras maravilhosas preparações. Elas são colocadas com o intuito de agregar sabor e acabam por contribuir nutricionalmente.
São ricas em gorduras insaturadas, responsáveis pela redução do mau colesterol (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL) o que favorece o bom funcionamento cardiovascular.
Possuem ômega 3,6 e 9, os quais contribuem para a redução de doenças cardiovasculares e processos inflamatórios. São ricas também em antioxidantes, responsáveis por combater os radicais livres e retardar o processo de envelhecimento.
Além disso, favorecem a redução dos níveis de cortisol, hormônio do estresse, responsável pela resistência à perda de gordura e compulsão alimentar, e, ainda são alimentos fonte de vitaminas e minerais!
A amêndoa, por exemplo, é rica em cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e vitamina E. Já o pistache é rico em potássio e vitamina A. A castanha de caju em ferro, magnésio, fósforo e zinco e a Castanha-do-pará é rica em cálcio, zinco, potássio e selênio. A macadâmia é fonte de vitaminas do complexo B e minerais, ômega 7 e o amendoim em fibras, calcio, ferro, fosforo e vitamina E.
Escolha sua especialidade natalina e deguste sem exageros, lembrando que quando consumidas em grandes quantidades contribuem para uma quantidade significativa de calorias em sua dieta!!
Thalyta Morandi Ridolfi de Carvalho
Nutricionista - CRN: 22.369
Mestre em Clínica Médica - FCM - UNICAMP
Telefone: (19) 33876666