Aprenda a misturar a estampa - Semana 03-02
É muito comum ouvir as pessoas dizerem que não sabem como podem misturar no mesmo look, peças com estampas diferentes. E muitos ainda não se acostumaram a este “contraste”, vamos assim dizer.
Mas a verdade é que é muito fácil, basta apenas começar e podemos começar com dicas muito simples:
1. Estampas que tenham o predomínio de uma cor;
2. Estampas que se casam como listras e floral, ou listra e poá, xadrez e listra ou xadrez e floral;
3. Adicionar a estampa, não apenas nas roupas mas através de acessórios;
4. Estampas iguais com cores diferentes que conversam, ex: amarelo e vermelho
5. Estampas ligadas por cores que se derivam, ex: combinar vermelho com laranja, verde com azul.
Estas são algumas dicas simples e fáceis para se iniciar, porque a variação é infinita, pois as estampas hoje são infindáveis, geométricas, étnicas, abstrata, silcadas, grafismo e a cartela de cores é imensa.
As listras e o floral conversam entre si. Embora não tenham cores em comum, possuem cores derivadas (o verde deriva do azul) o que evita o choque na composição. A bolsa de palha acrescenta ao look textura em função da sua trama e a cor chamativa do tênis é o detalhe a mais, o charme.
Neste look as estampas se unem pelas cores, temos o tom sobre tom. A saia trás uma estampa bem miúda, que se homogeneizou com a estampa de cavalos marinhos da t-shirts. Os acessórios têm suas cores retiradas da estamparia das roupas. Simples, delicado e bonito.
Uma saia longa estampada com figuras grandes, combinada com uma blusa de cor neutra, mas que tem uma formação de listras no próprio tecido, pois ela tem uma faixa de trama fechada (opaca) e outra bem aberta (transparente). São texturas diferentes, que se combinaram entre si, sem conflito porque há uma compensação nas informações: exagero em baixo e sutileza em cima. A pulseira aparece num verde mais forte que o que aparece na saia e agrega ao look outra estampa. Os tons terras presentes nos acessórios, são uma derivação do amarelo, que aqui substitui o dourado e por isto neutro.
Listras grandes e poá pequeno, ambos tem as mesmas cores, salmão e preto, assim fica muito fácil combiná-los. A blusa escolhida para ir embaixo do blazer trás outra textura, uma vez que ela não é lisa, mas mescla. Os acessórios seguem as cores encontradas nas roupas, tornando a composição homogênea.
Não é tão difícil não é mesmo? Comece seguindo estes conselhos e logo estará criando as mais diversas combinações de estampa. Ouse, não tenha medo.
Kisses And Kisses
AV
Andrea Vita
Sua formação privilegiada aliada a vivência em diferentes áreas do mercado de trabalho, conferem suporte e fundamentos para ajudar e compreender seus clientes no aspecto pessoal e profissional, bem como a diagnosticar e apresentar soluções no meio empresarial/coorporativo. Por isto realiza consultorias e ministra workshops e palestras pelo Brasil, levando pessoas a entenderem que imagem quando bem manuseada e aplicada, é uma poderosa ferramenta para o sucesso.