Oficina do Estudante - Coluna de Atualidades e Educação
Mundo contemporâneo e Educação
A palavra “educação” é, de imediato, associada a boas maneiras e ao domínio técnico-científico de um saber. Além disso, para a grande maioria das pessoas, educação é, na prática, sinônimo de escola.
Etimologicamente, educação vem do latim: “ex”, que significa “fora”; e “ducare”, que significa conduzir/ trazer. Assim, pode-se concluir que, em suas origens, atribuía-se à educação a tarefa de preparar a pessoa para o mundo ou de fazer aflorar talentos naturais que ela possuísse – “conduzia-se a pessoa para fora, para o mundo, para a sociedade” e/ou “trazia-se para o exterior as capacidades e talentos” que o individuo possuísse.
De qualquer maneira, originalmente, em nenhum dos dois casos, se compreendia a educação como um processo exclusivamente formal, delimitado por práticas escolares especificadas através da definição prévia de um currículo e de conteúdos.
Tendo em vista tais aspectos, esse espaço será utilizado para discussão de temas relevantes do Mundo Contemporâneo, recuperando, portanto, uma das acepções clássicas da palavra educação, quer seja a relacionada à “condução da pessoa para o mundo, para a sociedade”.
Em poucas palavras, tudo que é humano deve nos interessar e, parafraseando o dramaturgo e poeta romano Terêncio, nada do que é humano deve nos ser estranho.
Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante.