Raquel Baracat

View Original

12º Encontro da Cidadania apresenta projetos de inclusão social na Semana de Ciência e Tecnologia

Promovido pelo CDI Campinas, evento reúne projetos realizados em várias comunidades de Campinas e região a partir do uso de tecnologias digitais.


O "12º Encontro da Cidadania" organizado pela Rede CDI Campinas (Comitê para a Democratização da Informática) será realizado na Unicamp, no Ciclo Básico II, das 8h às 15h30, no próximo dia 18 de outubro, como parte das ações de encerramento da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia de Campinas (SNMCT), que ocorre de 13 a 19 de outubro, cujo tema deste ano é "Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social". 


A semana tem a proposta de estimular a abordagem da ciência e tecnologia na dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano, o que encaixa perfeitamente com as atividades do "12º Encontro da Cidadania", onde serão apresentados 20 projetos de ação social e cultura digital realizados em várias comunidades de Campinas e região a partir do uso de tecnologias digitais. Cada grupo terá o tempo de 10 minutos para apresentação de seu projeto, seguido de 10 minutos de debate. No ano passado, foram apresentados 19 projetos.

 

Promovido anualmente desde 2003, o Encontro da Cidadania chega a sua 12ª edição, com a proposta de divulgar as ações desenvolvidas nos CDIs Comunidades - espaços de inclusão digital localizados nas ONGs parceiras do CDI Campinas.  Nesta edição, o Encontro da Cidadania conta com patrocínio da CCR AutoBAn e CI&T através de incentivos culturais da Lei Rouanet, e com a assessoria cultural da Direção Cultura. O impacto que as tecnologias da informação e comunicação tem promovido na cultura, trabalho e sociedade, representa o desafio que a Rede CDI possui na apropriação da tecnologia para construção de uma sociedade mais justa. Tendo o computador e a internet como ferramentas, os projetos de intervenção na realidade tem o objetivo de transformação nestas comunidades onde estão inseridos.

São projetos que vão desde a luta pela proteção do meio ambiente, como limpeza de praças, até conscientização sobre a necessidade de respeito humano, aumento do uso das bibliotecas, condições dos centros de saúde, saneamento básico, bullying, dentre muitos outros, orientados pela principal característica de estimular a leitura de mundo e a ação sobre a realidade.

O encontro tem por objetivo ser uma vitrine dos projetos de ação social e cultural, desenvolvidos por adolescentes, jovens e adultos da rede. Paralelo ao Encontro da Cidadania, haverá o lançamento do Comunidade.Mov, uma mostra de vídeos, resultado das oficinas aplicadas na rede dos CDIs, com o intuito de promover a produção audiovisual sobre as próprias comunidades e temas importantes para a cidadania.

Também serão realizadas atividades culturais, com apresentações de dança, música, exposição de fotografia, com o propósito de fortalecer as ações de inclusão social.

O Encontro da Cidadania, de acordo com os organizadores, é também um espaço para fomentar a integração e a troca de experiências, promovendo um ambiente de socialização, reflexões e de incentivo a cultura colaborativa, com efeito multiplicador de novas ações. 

O evento reúne um público médio de mais de 500 pessoas, com o apoio de uma equipe organizadora e com o apoio de cerca de 80 voluntários. Já foram apresentados mais de 280 projetos ao longo destes anos, publicados na Revista da Cidadania, que em dezembro de 2014, editará a 11ª publicação, com um resumo e inventário dos projetos apresentados durante o encontro do dia 18 de outubro.

Mais detalhes sobre o evento podem ser encontrados no site: www.cdicampinas.org.br/encontro-da-cidadania/.

 

Sobre o CDI Campinas e a rede CDIs Comunidade


O Comitê para Democratização da Informática – CDI Campinas é uma associação sem fins lucrativos que, desde 2000, desenvolve um trabalho pioneiro de promover a inclusão social por meio do uso consciente das tecnologias digitais como instrumento para o exercício e a construção da cidadania.

Para o CDI, o domínio das novas tecnologias abre oportunidades de trabalho e geração de renda, permite o acesso a fontes de informação e a espaços de sociabilidade que propiciam a busca coletiva de soluções para os problemas enfrentados pelas comunidades.

A Rede CDI Campinas visa à formação do cidadão e desde o início já atendeu 42 mil jovens na região. No ano passado, formou 2.491 mil alunos e 50 educadores, envolvendo 7 cidades da região. 

Atualmente, a Rede CDI Campinas é composta por 26 CDIs Comunidades, os quais estão presentes em várias comunidades de Campinas e Região.

O CDI Comunidade é o espaço em que o CDI Campinas, a organização parceira e a comunidade se articulam para promover a utilização das diversas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para o desenvolvimento local e para o protagonismo social.

Os CDIs Comunidade funcionam, na maioria dos casos, em associações localizadas em comunidades em risco social.

Com uma média de 10 computadores em cada unidade e com o uso de Softwares Livres, a rede totaliza mais de 250 computadores em funcionamento, atendendo anualmente uma média de 2.500 educandos. O projeto coleta computadores usados, que são recuperados em uma oficina ou desmontados, aproveitando as peças que ainda servem para uso e descartando de forma correta, o que é lixo eletrônico.

O trabalho é orientado pela Proposta Político Pedagógica (PPP) que, fundamentada em Paulo Freire, propõe uma educação participativa e transformadora, e busca promover a inserção de pessoas de comunidades de baixa renda, na cultura digital, a qual tem sido um dos caminhos para subsidiar as comunidades na mobilização pela igualdade de direitos e para uma sociedade melhor.

O CDI – Comitê para Democratização da Informática surgiu em 1995, na cidade do Rio de Janeiro, a partir de uma grande campanha de arrecadação de computadores intitulada “Informática para Todos”. A proposta é usar a tecnologia para estimular o empreendedorismo e a cidadania. Por meio de seus 715 espaços de inclusão digital, existentes no País e no mundo, já foram impactadas até hoje mais de 1,58 milhão de pessoas. Presente em 10 países: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, México e Portugal. Apenas em território nacional, a ONG atua em 17 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

A rede é coordenada por 24 escritórios regionais e internacionais, entre eles, o CDI Campinas. O projeto atua em comunidades de baixa renda, penitenciárias, instituições psiquiátricas e de atendimento a portadores de deficiência, aldeias indígenas e ribeirinhas, centros de ressocialização de jovens privados de liberdade, entre outros locais, sejam nos centros urbanos ou em zonas rurais, beneficiando pessoas de diferentes faixas etárias, culturas, raças e etnias.

 

Serviço:
12º Encontro da Cidadania e Mostra Comunidade.Mov
Local:
 Ciclo Básico II – Unicamp
Data: 18 de outubro
Horário: 8h às 15h30
Produção Comunidade.Mov: Comitê para a Democratização da Informática – CDI Campinas
Patrocínio: 
CCR AutoBAn e CI&T
Assessoria Cultural: 
Direção Cultura
Mais informações: www.cdicampinas.org.br/encontro-da-cidadania/

 

Confraria da Informação - Assessoria de Imprensa 
Atendimento: 

Jornalistas: Luciana Almeida (19) 9 9787-3362 /  Sara Silva - (19) 9 9623-6681
Escritório: (19) 2511-3736 - Jaqueline Zanoveli