Fachada da Beneficência Portuguesa fica cor-de-rosa
Tradicional hospital de Campinas – com 141 anos de história – participa do Outubro Rosa, campanha de luta contra o câncer de mama
A partir desta noite – dia 1° de outubro – até o último dia do mês, o Hospital Beneficência Portuguesa estará cor-de-rosa. A luta contra o câncer de mama tem, durante todo este mês, atenção especial quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento. Este é o terceiro ano consecutivo que o Hospital fica iluminado com a cor símbolo da campanha.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou para 2014 cerca de 57 mil novos casos da doença no país. Quando detectado precocemente, esse tipo de câncer tem quase 100% de chances de cura, mas, ainda assim, é o que mais mata mulheres no mundo. Pensando nisso, o foco do Outubro Rosa é a conscientização para a prevenção dos casos. O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama.
O movimento busca alertar sobre os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele. Iniciado na década de 90, nos EUA, o Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e já conquistou grande adesão da população.
O endereço do Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas - para quem quiser conferir a bela fachada que estará na cor típica feminina durante todo o mês de outubro é Rua Onze de Agosto, 557, Botafogo, Campinas- SP.