Raquel Baracat

View Original

Dia da mentira - Coluna Desenvolvimento Humano por José Carturan

 

Vai chegando o final do ano e junto com a correria e dos preparativos para as festas, normalmente chega também um período de reflexão, de retrospectiva do que foi feito durante o ciclo a que damos o nome de ano. Quando damos palestras brincamos com as pessoas que a data do ‘Dia da Mentira’ deveria mudar de 1º de abril para 31 de dezembro, porque é justamente nesta data que costumamos fazer as grandes promessas para o ciclo seguinte. É ou não é? Fazer dieta, matricular-se no inglês, entrar na academia, são algumas das coisas que prometemos na virada de ano.

Mas por que será que na maioria das vezes não cumprimos? Pois bem. Por alguns motivos, sendo o principal deles a falta de planejamento. E neste texto darei algumas dicas que farão com que suas chances de cumprir o que prometeu seja maior. Utilizei isto neste ano e deu muito certo. Cumpri as principais metas que assumi comigo e isto traz um sentimento de profunda satisfação.

Para começar é fundamental que seu objetivo esteja em seu controle, ou seja, que dependa de atitudes suas para se concretizar. Além disso, há quatro perguntas que necessariamente precisam ser respondidas o mais detalhadamente possível. São elas:

O quê?

Isto mesmo. O que você quer? Melhor dizendo, o que ESPECIFICAMENTE você quer? Sim, porque querer um carro é totalmente diferente de querer o carro exatamente do modelo que você quer, da cor preferida, ano, modelo, com os opcionais, tudo do jeitinho que você sonhou. Segunda pergunta...

Por quê?

Fique atento. Por que é importante para você conseguir isto? Este seu porque deve estar diretamente ligado a um motivo emocional. Seguindo com o exemplo do carro, não basta responder aqui que o carro servirá como meio de transporte. A resposta deve estar ligada ao SENTIMENTO que você terá quando comprar o carro. Pode ser conforto, felicidade, satisfação, alegria, segurança, comodidade. Repare, todos são coisas que podemos sentir. Se você respondeu satisfatoriamente a estas duas perguntas, a terceira é...

Como?

Como você vai conseguir isto? Qual a ESTRATÉGIA para atingir seu objetivo? Mais uma vez, detalhadamente defina, como você obterá seu sonho? Ainda em relação ao carro, como você fará? Você tem algum dinheiro guardado para a entrada? Ou fará sem entrada com financiamento? Importante!! Faça as contas direitinho. Há bens que as pessoas compram e pagam o triplo do valor. Pesquise bastante. E por fim...

Quando?

Defina também a data especificamente. A mente humana funciona por foco. Por exemplo, se você disser ‘em setembro estarei com o carro’, sua mente não entende que é em setembro de 2014, porque ‘setembro’ tem todo ano... A resposta correta deve ser algo do tipo. ‘Estarei com meu carro no dia 17 de setembro de 2014. Sua mente entenderá e começará a trabalhar para isto. Lembre-se, META é objetivo com data.

Repare que estas 4 perguntas podem e devem ser aplicadas a qualquer objetivo que tenhamos na nossa vida. Foram estas que utilizei para alcançar meus objetivos. Outra dica. É preciso algo chamado COMPROMETIMENTO. Dê esta chance a você. A ‘receita’ é simples, eficaz e vale a pena. 

Dr. José Carlos Carturan Filho

 

Head Trainer da Elleven Desenvolvimento Humano, especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP/EPM (Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina) e manter Practitioner em PNL formado pela International Trainers Academy - Londres.

MBA em Gestão de Saúde e Marketing, professor do MBA de Gestão em Vendas da Universidade Paulista – Disciplina: "Comportamento do consumidor" e Cirurgião Dentista.

Formação em Hipnose Ericksoniana e Hipnose Clássica pela UNIFESP/EPM (Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina).