Oleoginosas - Coluna Nutrição por Thalyta Morandi
Com a chegada do natal, entram em cena as famosas receitas ricas em oleoginosas. Nos pães, bolos, tortas, roscas, panetones e outras maravilhas natalinas. Ela são colocadas com o intuito de agregar sabor e também propriedades nutricionais nas receitas.
São ricas em gorduras insaturadas, responsáveis pela redução do mau colesterol (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL) o que favorece o bom funcionamento cardiovascular.
Possuem ômega 3,6 e 9, que contribuem para a redução de doenças cardiovasculares e processos inflamatórios. São ricas também em antioxidantes, responsáveis por combater os radicais livres e retardar o processo de envelhecimento.
Além disso favorecem a redução dos níveis de cortisol, hormônio do estresse, responsável pela resistência à perda de gordura e compulsão alimentar;
Grandes fontes de vitaminas e minerais.
A amêndoa é rica em cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e vitamina E. Já o pistache é rico em potássio e vitamina A. A castanha de caju em ferro, magnésio, fósforo e zinco e a Castanha-do-pará é rica em cálcio, zinco, potássio e selênio. A macadâmia é fonte de vitaminas do complexo B e minerais, ômega 7 e o amendoim em fibras, calcio, ferro, fosforo e vitamina E.
Escolha sua especialidade natalina e deguste sem exageros!
Thalyta Morandi Ridolfi de Carvalho
Nutricionista - CRN: 22.369
Mestre em Clínica Médica - FCM - UNICAMP
Telefone: (19) 33876666