Raquel Baracat

View Original

Coluna de Esportes - Resultados - semana 21 de dezembro de 2014 por Milena Baracat

A coluna de Esporte, que entra em recesso, deste sábado (20) até o dia 4 de janeiro, deseja a todos um Feliz Natal e um ano novo repleto de coisas boas.

E sem a menor sombra de dúvida, pra fechar 2014 com chave de ouro, destaque para o brasileiro Gabriel Medina que trouxe título inédito para o Brasil- o de campeão mundial de surf!

Gabriel entrou no Tour, aos 17 anos no seleto grupo dos 36 melhores surfistas do mundo. Em 2011, entrou no WCT, restando cinco etapas a serem disputadas. E venceu duas delas: na França, contra Julian Wilson, sua segunda competição entre as estrelas do surf, e em San Francisco, contra Joel Parkinson. No mesmo ano, Kelly Slater foi derrotado por Medina duas vezes.

Em 2014, venceu a primeira etapa do Circuito Mundial, na Gold Coast, Austrália. (O primeiro brasileiro a vencer nessas ondas australianas).

Nas três etapas seguintes - Bells Beach, Margaret River e Rio de Janeiro - ficou sem vencer, mas ainda manteve resultados consistentes. Só perdeu a liderança do ranking após a etapa brasileira.

Na etapa em Fiji mais uma vez, foi campeão.

Em Jeffreys Bay, Gabriel chegou até as quartas, garantindo ainda mais pontos e consolidando sua liderança. Menos de um mês depois, venceu o Billabong Pro Tahiti, em Teahupoo.

Foi para Trestles, França e Portugal para assegurar o resultado. Em terras lusitanas, inclusive, ele poderia ter se consagrado campeão mundial. Mas foi eliminado precocemente no Round 3 e a disputa final foi levada para o Havaí.

Gabriel Medina era o único que dependia de si mesmo para ser campeão do mundo, bastando chegar à final do Pipe Masters. Tirou todas as chances de Slater ao vencer sua bateria contra Dusty Payne no Round 3.

Faltando poucos minutos para entrar a bateria de Medina nas quartas de final realizado em Pipeline, no Havaí, Mick Fanning enfrentou uma bateria com poucas ondas e extremamente disputada contra o brasileiro Alejo Muniz, que já havia eliminado Kelly Slater da competição, e selou o destino de Mick Fanning, entregando o título para Gabriel Medina.

Com a vitória, Gabriel entrou para a história, de fato: é o primeiro brasileiro campeão mundial de surf!

Gabriel Medina, Adriano de Souza, Filipe Toledo, Jadson Andre, Alejo Muniz, Raoni Monteiro e Miguel Pupo fazem parte do chamado “Braziliam Storm” (Tempestade Brasileira) do surf.

Grupo que teve que debater notas, julgamentos, impor respeito, ir contra uma sociedade monopolizada por australianos, havaianos e americanos que nada sabiam a respeito da cultura brasileira , segundo um desabafo, da geração anterior do surf, Renan Rocha.

A união brasileira fez a força!

Dados Pessoais

Nome completo: Gabriel Medina Pinto Ferreira

Local de nascimento: São Sebastião, Brasil

Data de nascimento: 22 de dezembro de 1993

Residência atual: Maresias, São Paulo

Altura: 1,80 m1

Peso: 68 kg

Posição: ASP World Tour

Patrocinadores: Rip Curl, Oakley, Guaraná Antarctica, Oi, Mitsubishi, Samsung.

Carreira profissional

Títulos: Campeão Mundial do WCT

Maresia Surf Internacional

Super Surf Internacional

Fiji Pro Namotu

Quicksilver Pro

Billabong Pro

entre outros...

FONTE: G1/ ESPN/ SPORTV/ Wikipédia/ Fotos: Google/ terra.com. br/  Thiago Bernardes / Frame

Milena Baracat é formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). 

Atualmente atua com profissionais  no desenvolvimento, tratamento de acervos, informatização e tecnologia da informação aplicada para bibliotecas particulares e privadas.