Raquel Baracat

View Original

Comece 2015 no azul: 5 dicas - Coluna Investimentos por Rodrigo Teixeira Mendes

Olá à todos!

É fim de ano! Sonhos realizados e muitos outros em fase de desenvolvimento! É momento de reavaliar acertos e aprender com os erros.

Que tal tratar da sua saúde financeira à partir? É o momento de efetuar um balanço e relembrar que os rendimentos extras, também típicos dessa época, podem ser uma boa oportunidade para ajudar a equilibrar as finanças ou investir na realização de um sonho.

1) Avalie sua situação financeira - Anote os ganhos e as despesas do período, tanto as fixas quanto as variáveis. Descubra quanto dinheiro sobra para novos gastos e economias. Prefira pagar à vista.

2) Não compre por impulso - Sempre se pergunte: Preciso disso? Se eu não comprar isso agora, o que acontecerá? Tenho dinheiro para comprar à vista? Se for a prazo, terei como pagar o valor das parcelas? Evite entrar no limite do cheque especial e nem pense em pagar a parcela mínima do cartão de crédito.

3) Reserve dinheiro para as contas de janeiro - começo de ano tem IPTU, IPVA, material escolar... reserve parte do 13º para fazer o pagamento integral das despesas ou para, pelo menos, aliviar o peso das parcelas no início do ano.

4) Pague suas dívidas - Se está endividado use o 13º para quitá-las. Faça uma planilha de planejamento financeiro para controlar seus gastos e se reorganize financeiramente para que o próximo fim de ano seja diferente.

5) Planeje-se para o futuro - Trace um plano que faça sentido a sua vida para que as coisas aconteçam. Defina seus objetivos de curto (dois anos), médio (de três a cinco anos) e longo (mais de 10 anos) prazo ou aqueles que pretende realizar em 2015. Mas não espere sobrar dinheiro para investir. Procure reservar, no mínimo, 10% de seus rendimentos para aplicar todos os meses.

Tem dúvidas? Entre em contato.

Abraços e até 2015.