Dica de livros e filmes - Livro - (Um conto de Natal) e Filme - Expresso Polar por Luciana Andrade
Dica de livro - Um conto de Natal de Charles Dickens
"Conto de Natal de Charles Dickens, o famoso conto de Natal sobre um velho ganancioso e forreta chamado Scrooge que é visitado por três espíritos: um do Natal Passado, um do Natal Presente e outro do Natal Futuro. Existem inúmeras publicações deste conto por isso será escusado dizer qual a editora. No entanto devo referir que tem 3.83 estrelas no Goodreads (o que eu acho um abuso, e já vão perceber porquê).
Vamos começar, como sempre, pelas personagens:
-Personagens-
Devo dizer que este foi um dos únicos pontos que eu apreciei no livro. As personagens são interessantes. Scrooge, o velho forreta que aprende uma lição, os espíritos que o ajudam a ver o mundo com outros olhos, os empregados de Scrooge que vivem pobremente, etc. Então, 1 em 1 estrela para as personagens.
-Escrita-
A escrita neste livro é bela, sem dúvida, mas é o principal problema.Na última crítica que fiz falei em "blocos" e esta pertence ao bloco das escritas bonitas, mas dentro deste bloco, cai no bloco das escritas-que-faz-adormecer-de-tal-maneira-que-me-apetece-queimar-o-livro. Eu, enquanto lia este livro, tinha lágrimas nos olhos e não porque estava comovido, mas sim porque estava a ficar cheio de sono. 0 em 1 estrelapara a escrita.
-Cenário/Lugar onde se passa o livro-
Os lugares neste livro são descritos mas de uma maneira tão complicada que eu não percebo nada. Provavelmente isto deve-se ao facto de muitas das palavras que aparecem na descrição eu não conheço ou então é um problema da tradução. Só sei que as descrições eram tão confusas que eu olhava para as páginas da frente para saber quando iam acabar. 0 em 1 estrela para o cenário.
-Ideia/Enredo-
Ok, no meio de tanto desastre, a ideia principal neste livro é boa e é uma lição. E eu recebi a mensagem transmitida e gostei da ideia dos fantasmas e de tudo o resto. Por isso este é mais um ponto que se safa entre os outros. Não devemos ser egoístas e devemos ser sempre solidários, etc, etc".
Fonte: http://nomnomlivros.blogspot.com.br/2012/03/um-conto-de-natal-critica.html
Dica de filme: Expresso Polar
Luciana Andrade
Bibliotecária e Psicologa formada há alguns anos.. Atua na área de psicologia com consultório e no SOS Ação mulher e família como Psicologa voluntária . Cursou biblioteconomia por adorar os livros e assim ficou conhecendo mais profundamente a história literária. Através de filmes e livros consegue entrar em mundos reais, imaginários , fantásticos o que deixa o coração e a mente livres para conhecer , acreditar e principalmente sonhar.