Mãozinha para o Boldrini: curado de leucemia na infância, autor de A Casa dos Bichos conversa e presenteia com livros as crianças e visitantes da entidade neste sábado (6)
Maurício Kaschel, que foi paciente do Centro Infantil aos quatro anos, estará na Brinquedoteca das 12 às 15 horas, em evento aberto ao público no qual serão dados 200 exemplares da obra
Quando tinha apenas quatro anos, o hoje cineasta e autor de livros infantis Maurício Kaschel foi diagnosticado com leucemia. Com a ajuda da família e de todos os anjos da guarda (entre os quais os muitos que trabalham no Centro Infantil Boldrini, de Campinas), o menino conseguiu superar a doença e seguir em frente. A gratidão à instituição, no entanto, é eterna e por essa razão o escritor participará no próximo dia 6 de dezembro (sábado) de uma tarde muito especial: ele estará na brinquedoteca do Boldrini conversando com as crianças e dando de presente a elas – e aos visitantes que forem fazer doações à instituição - 200 exemplares da obra A Casa dos Bichos..
“Eu sempre quis ajudar o Boldrini, não tenho como retribuir o quanto eles merecem, mas poder fazer essa parceria no meu primeiro livro publicado é algo extremamente gratificante para mim. Meu objetivo não é só chamar a atenção para a campanha Dê uma mãozinha para o Boldrini, mas também mostrar para as crianças que hoje estão lá que tudo é possível: eu passei por tudo aquilo e isso não diminuiu em nada a minha vida, só me fortaleceu. Quero também incentivar a leitura não só para eles, mas para todas as crianças, e espero também que eles se divirtam lendo minha história”, diz.
Maurício Kaschel conta que, apesar da pouca idade, lembra-se claramente da luta contra a doença, cuja gravidade não compreendia na época. “Para mim foi até tranquilo, justamente por eu ter apenas quatro anos. Depois é que fui saber que para minha família não foi nada fácil. Eu, apesar de bem novo, me lembro de muita coisa do tratamento, diria que quase tudo, mas graças à atenção dos médicos, do pessoal do Centro Boldrini e da força da minha família, 90% das lembranças são boas”, afirma.
Os livros que serão distribuídos no Boldrini terão capa e numeração personalizada – no mercado, o preço de capa normal da obra é R$ 28,00. “Caso algum livro não seja dado no sábado, ficará com a própria instituição, que poderá comercializá-lo da forma que quiser, guardar em seu acervo ou presentear posteriormente novas crianças ou visitantes”, diz, acrescentando que quem quer colaborar com o Boldrini pode também entrar em contato e se informar por meio do site www.boldrini.org.br.
A Casa dos Bichos é a primeira obra infantil escrita por Kaschel, que até então se dedicava aos contos. O livro conta a história de Edu, Alberto e Bruno, que são daquele tipo de amigo que todo mundo um dia já teve – ou quis ter – na infância: inseparáveis, aventureiros e que adoram provocar um ao outro. E um destes desafios vai terminar de um jeito que ninguém jamais poderia esperar, com direito a uma invasão à casa do vizinho que irá revelar muito mais do que eles esperavam.
Tarde de leitura e distribuição dA Casa dos Bichos no Boldrini, com Maurício Kaschel
Quando? 6 de dezembro de 2014.
Onde? Brinquedoteca do Centro Infantil Boldrini, das 12 às 15 horas; entrada aberta e gratuita
Endereço: Rua Dr. Gabriel Porto, 1270, Cidade Universitária - Campinas
Trecho do livro:
“Alberto abriu a porta ao lado e se deparou com um quarto de criança todo cor-de-rosa, não só as paredes, mas também as roupas de cama e a cortina, havia também uma porção de bichinhos de pelúcia sobre a prateleira e o chão.
- Oi – disse Edu, repentinamente.
Alberto olhou assustado para Edu e depois para a direção em que ele olhava.
- Você é a filha do Sr. Napoleão? – continuou Edu.
Alberto arregalou os olhos sem entender absolutamente nada! Não tinha mais ninguém além deles no quarto!”