“Dicas de férias com seu cachorro" -Coluna My Dog My Love por Fernanda Rezende e Gabriela Friedmann
Fim de ano chegando e muita gente decide ir viajar!!!
E nos dias atuais é muito comum vermos famílias levando seus cães na viagem para aproveitarem as férias juntos. Porém, é extremamente importante tomar as cautelas e cuidados necessários para que a viagem não se torne um transtorno para os donos e o pet!
Portanto, seguem algumas dicas para que suas férias sejam um sucesso!
ü Kit Viagem:
- Faça uma malinha com todos os itens indispensáveis ao seu cão:
Ração, Cama / colchonete, toalha, brinquedos, petiscos, potes de comida e água, tapete higiênico, produtos anticarrapacitas etc.
ü Escolha do Local:
Ao escolher o local da viagem, se certifique que é apropriado para receber o seu cachorro.
- No caso de praia, pesquise se a praia escolhida aceita cães (em muitas, é proibido). Certifique que o seu pet não possui alergia à areia e em todos os casos (praia, fazenda, hotéis) leve sempre produtos anticarrapacitas.
- Verifique os arredores da região e locais para passeios com tranquilidade, assim como os quartos e acomodações para que ele fique em segurança, caso você opte sair sem ele.
- Analise previamente o comportamento do seu cão em ambientes estranhos para ver como ele se comporta. Verifique se late demais, se é amigável, se fica sozinho, se o comportamento é adequado para se socializar e passar os dias fora de casa.
ü Petfriendly:
- Procure por estabelecimentos com o selo “Petfriendly”. Essa certificação foi criada no Brasil em 2012 para hotéis e pousadas que aceitam animais de estimação com seus donos.
- Há diversos critérios e exigências que garantem o bem estar, higiene e segurança dos cães, bem como das famílias presentes. Há requisitos e infraestrutura para receber os animais, inclusive com mimos e surpresas especiais.
- Vale a pena conferir a lista nacional e internacional:
www.turismo4patas.com.br
www.pet-friendly-hotels.net
ü Viagem de Carro:
1) Evite alimentar o seu peludo pelo menos 03 horas antes de viajar.
2) Caso ele normalmente passe mal ao andar de carro, consulte seu veterinário a respeito de qual medicamento e dosagem podem ser indicados a ele.
3) Realize paradas para um pequeno passeio e para as necessidades fisiológicas.
4) Ofereça água durante a viagem, principalmente nos dias quentes, mas sem exagero.
5) O animal deve SEMPRE ser transportado com segurança. Hoje em dia há caixas, cadeirinhas, cinto de segurança, todos muito confortáveis para a viagem ser perfeitamente segura e sem riscos. Caso contrário, você poderá inclusive ser multado.
* Vejam a cadeirinha que usamos para a Manu e o Enzo:
ü Viagem Internacional:
1) Voos nacionais ou internacionais permitem o transporte de animais de estimação, desde que atendidos os requisitos, que variam de acordo com a companhia aérea. O ideal é entrar em contato com antecedência e verificar as regras.
2) Em caso de viagens para outros países, verifique o clima do país, além de todas as dicas que já recomendamos aqui!
E enfim... Boa Viagem!!!!
Se viajar já é uma delícia, com cachorro fica ainda melhor!!!!
Ah, e para quem optar deixar seu cãozinho em casa, procure por Hoteizinhos super bacanas ou deixe com pessoas de sua confiança, evitando deixá-lo por muitos dias sozinho ou isolado, certo?
Aproveitem e Boas Férias! ;)
Gabriela Friedmann e Fernanda Rezende
Gabriela Friedmann, Publicitária e Fernanda Rezende, Advogada, são primas, nasceram e moram em Campinas. Criaram o @mydogmylove para dividir o dia-dia de seus cães, compartilhando dicas, notícias e tudo relacionado ao Mundo Pet! Atualmente, o Instagram possui mais de 20 mil seguidores e ajuda diversas ONGS de todo país, além de apoiar causas na luta pelos direitos dos animais! ❤️