Raquel Baracat

View Original

Crítica de Cinema - “The Monuments Men” (“Caçadores de Obras-Primas”)


Confesso que fui assistir sem muito saber do que se tratava o filme. Como o elenco era de peso, devia ser um bom filme (já me enganei com esta afirmação algumas vezes, mas não custa tentar rs). O filme conta a história (baseada em fatos reais) de um grupo de homens (9, se não me engano), profissionais do ramo de artes, que vão para a guerra (Segunda) para reaver algumas obras (quadros e estátuas famosas) roubadas por Hitler e sua trupe, para montar um museu (Museu do Führer). E pior: correndo contra o tempo já que Adolf, no auge de sua insanidade, deu ordens para, se ele caísse, para queimarem/destruirem todas estas obras.

Enredo muito interessante (desconhecia este furto de obras pelo Führer e fiquei abismado com tamanha ignorância deste ser), elenco dos bons, porém achei que ficou faltando algo! Toda hora, tinha a impressão que o filme era uma comédia e algo de engraçado aconteceria a qualquer momento. E pior que nem as piadinhas que tinham, eram engraçadas! Acho que se fossem outros atores, não tão “manjados”, o filme teria outro teor e seria, arrisco dizer, melhor. Mas de qualquer forma, não é um filme ruim, não (mesmo!). Vale assistir e aprender mais esta passagem da história do mundo.

Vicente Neto

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.