Sistema de Identificação Digital de Árvores através do QR CODE
Foi lançado oficialmente pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de Campinas o Sistema de Identificação Digital de Árvores através do QR CODE, aquele aplicativo GRATUITO para celulares e tablets, que faz a leitura do código através da câmara fotográfica, disponibilizando inúmeras informações sobre a respectiva árvore. Assim, é possível saber o nome popular, científico, lugar de origem, se os frutos são comestíveis, se atraem pássaros e se sim, quais tipos, entre outras informações. Também há um cunho de educação ambiental para os estudantes de escolas públicas e particulares que em breve serão levados aos parques, praças e bosques que terão os QR CODES instalados nas árvores. De qualquer modo, todos que acessarem estarão adquirindo mais consciência ambiental, o que contribui para apreservação do Meio ambiente.
Quem quiser acessar os QR CODES já instalados deverá se dirigir até a Cidade Judiciária, localizada bem próximo à CPFL. Lá temos 1175 árvores identificadas.
Vale a pena baixar o aplicativo QR CODE SCANNER, que, repito é gratuito, pois em breve vários pontos da cidade irão receber os QR CODES.
Dr. Marcos Roberto Boni
Advogado – OAB/SP – 137.920. Diretor do Departamento de Áreas Verdes da Secretaria do “Meio Ambiente” da Prefeitura de Campinas. Membro da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA).