Raquel Baracat

View Original

Evite lesões, corra na medida certa

A cada ano o número de praticantes de corrida de rua vem aumentando significativamente, impulsionada por benefícios estéticos e de saúde, hoje a corrida de rua passa a ser uma das principais atividades realizadas em academias de ginástica e em parques públicos e clubes. Infelizmente, proporcional ao crescente número de novos praticantes, a corrida de rua traz consigo um abrangente número de participantes que acabam se machucando por não atentarem a alguns detalhes:

Imagem: https://www.google.com.br/search?

Corredores, para evitar desconfortos e possíveis lesões as dicas são: Ouvir sempre o seu corpo, evite dar tiros em terrenos muito íngremes (aclives) se você ainda não estiver preparado para tal, atente-se em evoluir PROGRESSIVAMENTE a sua carga de treinamento: Distâncias dos longos (Kilômetros percorridos) Velocidade conhecida no universo da corrida como ritmo/pace (intensidade) sessões semanais e o  intervalo de descanso entre estas (dias sem corrida)  todos estes itens integram uma planilha de treinamento e devem ser inicialmente INDIVIDUALIZADOS de acordo com as condições físicas do corredor e GRADATIVAMENTE aumentadas de acordo com a evolução, adaptação e  melhoria de condicionamento deste corredor.

Muito importante, possibilitar que o nosso sistema ortopédico composto de ossos, tendões, ligamentos e músculos assimilem, absorvam o estresse que é aplicado sobre os mesmos, evite realizar um esforço extremo (distância e velocidade) que você ainda não esteja habituado se estamos adaptados a correr uma determinada distância, por exemplo 10km não é prudente aumentá-la bruscamente num pequeno intervalo de tempo como realizar uma meia-maratona em 30 dias de treino partindo destes 10km, quanto mais volume (distância) você der no seu treino mais tempo de adaptação você deve ter, assim se você levou 3 meses para alcançar seus primeiros 10km e planeja realizar uma Maratona (42.195km), sabendo que a distância desta é 4 vezes os seus 10k faça pelo menos 6 meses de preparação, quanto mais longa for sua corrida alvo maior deverá ser o tempo dedicado ao seu treinamento, caso contrário aquela famosa "dorzinha" irá bater na sua porta.

 Vou dar dicas mais específicas, faça progressões semanais de forma gradativa em sua distância de treino e a cada 3 a 4 semanas realize uma semana de treinos de regenerativos reduza a quilometragem, possibilitando que suas articulações e músculos se recuperem das semanas anteriores as quais tiverem maior exigência.

Lembrem que o nosso sistema cardiorrespiratório evolui rápido porém o ortopédico (PERNA) é mais lento, se estiver com sobrepeso e não possuir experiência prévia com corrida mais cautela você deve dar, primeiro perca peso em atividadeS que não sobrecarreguem suas articulações como atividades aquáticas (deep-running, hidroginástica e natação) e ergômetros “sem impacto” (transport, bicicleta, summit)

E a MUSCULAÇÃO ? aonde fica ? Levantar pesos não é apenas para desenhar o seu corpo ela fortalece todos os músculos da perna (estabilizadores ativos da articulação) reduzindo o estresse sobre estas, melhora a postura na corrida, aprimora o seu desempenho fazendo com que a alcance uma distância maior sem sentir a perna exausta, cansada em fim evitando aquela frequente frase: Não estava cansado, tinha cardio, mas faltou perna...

 Para você que procura um preparação física especializada para corrida de rua, procure um profissional de Educação física.

Prof. Esp. Fabricio Andrade Cref. 05995 -SP

Personal trainer Cia Athletica- Campinas

Especialista em preparação física de corredores de rua. Formado pela Universidade Federal do Amazonas. Email: fabricio.andrade@soucia.com.br