Raquel Baracat

View Original

Encontrei um animal, o que fazer? Por Agnes Nääs

Quem ajuda animais abandonados pelas ruas são as pessoas que os encontram, se sensibilizam com a situação do animal e resolvem ajudá-lo. As ONGs mais precisam de ajuda do que podem dá-la. O Poder Público comumente é omisso nesta questão. Tome a iniciativa e dê a assistência que o animal necessita. Veja aqui algumas informações e orientações sobre o que fazer.

Abrigos

Abrigos de ONGs ou particulares não recebem animais levados por terceiros, pois são destinados aos animais encontrados pelos próprios responsáveis por estes espaços e por outros criminosamente abandonados nas portas destes locais. Além do que invariavelmente estão lotados.

A grande maioria dos abrigos são locais terríveis para os animais, ainda que nascidos da boa intenção e compaixão das pessoas os recolhem. Mas, por conta dos primeiros recolhimentos, outras pessoas se sentem com o direito de abandonar animais nestes abrigos e isto se repete sucessivamente, criando uma situação de superpopulação que inviabiliza qualquer trabalho. Diariamente, são enviados às listas da internet apelos desesperados por dinheiro, alimentos e remédios. O comum é que animais fiquem permanentemente confinados, sem poderem se movimentar adequadamente e sem o afeto de ninguém. Muitas vezes, por falta de recursos, não recebem a alimentação e os cuidados veterinários essenciais. Abrigos não são locais bons para os animais, eles necessitam de alguém que lhes dedique atenção e carinho.

A única instituição que recolhe animais são os Centros de Controle de Zoonoses (carrocinha), mas geralmente para matá-los.

O QUE FAZER

Sobre o animal que mora com você

Se o animal que você pretende levar a um abrigo é o que mora com você, saiba que a mudança de local, bem como a perda de contato com as pessoas com as quais está acostumado e se afeiçoou, causa grande sofrimento a ele, podendo causar-lhe até a morte por depressão.

Se o motivo de querer entregá-lo for seu comportamento, indicamos dois métodos para evitar a separação.

Primeiramente, consulte uma especialista em florais, altamente indicados em questões comportamentais dos animais. Duas pessoas fazem isto gratuitamente:

Deolinda - http://www.olharanimal.net/florais-a-algo-mais

Martha - http://www.floraisecia.com.br/consulta_animais.php (gratuito para abrigos para animais, ONGs e grupos de proteção animal. Consultas individuais a preço reduzido.)

Outra alternativa é buscar a ajuda de um educador comportamental.

Estes encaminhamentos certamente serão melhores não só para o animal, como para sua consciência e para seu coração.

Sobre o animal abandonado

Se você encontrou um animal abandonado, dê a ele os cuidados necessários: alimentá-lo, medicá-lo, castrá-lo e encaminhá-lo para adoção. Saiba mais clicando nos itens abaixo:

Castração

Encaminhamento para adoção

Agnes Nääs

Servidora Pública Federal. Autora da fan page Amor de Bicho-MS. Ex radialista da Rádio Ataláia de Campo Grande-MS, na qual era responsável pelas matérias destinadas à saúde animal, prevenções de doenças e posse responsável.

Desde criança é apaixonada por animais, mas somente quando se mudou para Campo Grande-MS teve contato com outros protetores, veterinários e autoridades do ramo da saúde animal.