Raquel Baracat

View Original

BarkBuddy: o Tinder para cães por Milena Baracat


Inspirado no Tinder (aplicativo que proporciona encontros românticos cruzando informações do Facebook para localizar alvos geograficamente próximos) foi desenvolvido mais um aplicativo, o BarkBuddy só que voltado para os amantes de cachorros à procura de um novo companheiro CANINO.


O aplicativo vem de Bark & Co., empresa americana que no ano passado, ao promover dois eventos de adoção de cães em Nova York e Los Angeles, percebeu que precisaria de muito mais para poder resolver o problema de fato, mesmo sendo adotados 80 cães no total em dois fins de semana. "Se nós fizéssemos isso [feira de adoção] todos os dias, ainda assim não ajudaria,” lamentou Chris O'Brien, diretor de comunicações da Bark & Co.

Sendo assim, a empresa empenhou-se na criação do aplicativo BarkBuddy, que funciona com os mesmos moldes do Tinder (coração e “xis”, com fotos e perfil). No aplicativo, você cria uma conta e, nas preferências, pode escolher o perfil de cão desejado. Baseado nisso e na sua localização, as opções são mostradas para que você possa conhecer os animais e entrar em contato com os abrigos para um “encontro”. E tem cão pra todo gosto: macho ou fêmea, variação de idade, personalidade (calmo ou brincalhão)...


Pelo jeito a ideia de encontrar o dono perfeito para os cães que necessitam de um lar foi um tiro certeiro já que, em funcionamento desde maio, segundo O'Brien ,os abrigos relataram que eles estão sendo inundados com pedidos para atender cães ". É honestamente além das nossas expectativas."

Infelizmente, o BarkBuddy, disponível para iOS e futuramente para Android, funciona apenas nos Estados Unidos e no Canadá.

Cruzando os dedos para que esse incentivo à adoção chegue em breve ao Brasil.

FONTE:

Pesquisa e fotos: itunes.apple.com/US/app; https://www.facebook.com/barkbuddy; Google.

Milena Baracat é formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). 

Atualmente atua com profissionais  no desenvolvimento, tratamento de acervos, informatização e tecnologia da informação aplicada para bibliotecas particulares e privadas.