2014 completa 100 anos do nascimento da arquiteta Lina Bo Bardi
Se estivesse viva, a arquiteta modernista Lina Bo Bardi, que projetou a sede do Masp (Museu de Arte de São Paulo), completaria 100 anos esse ano. Nascida (05/12/1914) em Roma, na Itália, veio para o Brasil em 1946 com o marido, o jornalista Pietro Maria Bardi, onde passou o resto da vida. Em 1951, ela se naturalizou brasileira. Lina faleceu em 20 de março de 1992 em sua Casa de Vidro deixando em andamento o projeto para nova sede da Prefeitura de São Paulo e o Centro de Convivência Vera Cruz.
A arquiteta desenvolveu grande admiração e interesse pela cultura popular brasileira, que influenciou trabalhos importantes, em comunhão com o modernismo. Os Bardi tornaram-se figuras constantes na vida intelectual do país, e relacionaram-se com personalidades da nossa cultura, como Assis Chateubriand e Diógenes Rebouças.
Além do Masp, outras obras de destaque de Lina em São Paulo são o Sesc Pompeia, o teatro Oficina e a Casa de Vidro (residência do casal hoje tombada que ainda reserva espécies de vegetais da antiga Mata Atlântica Brasileira), no Morumbi. Em Uberlândia a ela assina a igreja do Espírito Santo do Cerrado(1976). Foi responsável pela restauração do centro histórico de Salvador na década de 80 (reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade).
Considerada por “muitos” como original ao extremo a arquiteta cuja obra situam-se exatamente nesse espectro temporal, de uma segunda geração de arquitetos modernos, prosseguindo modernamente até o momento de sua revisão e atravessando a turbulência pós-moderna. Além de seu trabalho como arquiteta, merece destaque sua prestigiada atuação como designer de móveis, objetos e jóias, artista plástica, cenógrafa, curadora e organizadora de diversas exposições e seu olhar sempre sensível à arte popular brasileira. Sendo assim entrou para história como referência na arquitetura moderna brasileira e mundial.
Nayá Freitas é Mineira de Uberlândia que mora em Campinas há mais de 21 anos. Já trabalhou com assessoria de imprensa e atualmente se dedica a clínica da família e o comércio de semi-joias.