Raquel Baracat

View Original

Eleições x Investimentos – como lidar - Coluna Investimentos por Rodrigo Teixeira Mendes

Olá à todos!

Como lidar com seus investimentos às vésperas das eleições? O que isso impacta?

Muitas oscilações tem ocorrido no mercado de capitais nos últimos meses. Não é de hoje que a falta de confiança nas ações do governo tem desestabilizado grandes empresas, principalmente as estatais. Hoje as apostas para uma não reeleição, sendo assim o mercado movimenta-se de uma maneira diferente.

Com a campanha intensificando antes do primeiro turno das eleições em 05 de outubro, esta volatilidade é evidente nas grandes oscilações nos mercados financeiros do Brasil. Ações de algumas das maiores empresas do Brasil, por exemplo, caíram Quando a atual presidente da república subiu nas pesquisas de opinião pública, enquanto moeda do Brasil, o real, frente ao dólar se fortaleceu enquanto seus opositores têm subido nas pesquisas.

A tensão nos mercados está acentuando a tensão entre a presidente e muitos no estabelecimento comercial do país, revelando um debate sobre o desenvolvimento e as prioridades que devem beneficiar de recursos naturais do Brasil como Autoridades de lidar com uma economia lenta, com isso expandindo na influência de grandes bancos estatais e empresas de energia, promovendo projetos de combate à pobreza e imposição de controles sobre os preços da energia para manter a inflação de subir. Seus opositores afirmam que essas políticas são controlar o crescimento, aumentando a confiança de muitas empresas em empréstimos de bancos e estão atrasando um aumento da inflação até depois das eleições presidenciais. 


Os laços tensos entre o governo e os mercados foram recentemente expostos quando a subsidiária brasileira do maior banco espanhol, emitiu um relatório para clientes ricos dizendo que os ganhos recentes do mercado poderiam ser revertidos se as chances de a reeleição fique mais forte.

 

A melhor maneira de lidar com ese cenário é ser cauteloso, aguardar algumas definições e aplicar em carteiras conservadoras como títulos públicos, LCIs e LCAs, fundos de Renda Fixa e sempre com o auxílio de um profissional, seja ele de banco, corretora ou de consultorias, afinal esses profissionais estão no dia a dia e podem melhor te orientar.

Tem dúvidas? Entre em contato.

Abraços e até a próxima semana

Rodrigo Teixeira Mendes

 

Graduado em Direito pela Universidade Paulista e Pós Graduado em Administração de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de possuir experiências na área financeira e comercial em empresas como Banco Itaú, RR Donnelley Moore, Camargo Correa. Atualmente tem atuação no setor financeiro e ministra cursos e palestras na área de Educação Financeira com foco na disseminação do conhecimento de produtos disponíveis no Mercado Financeiro (Finanças Pessoais, Renda Variável, Renda Fixa).

E-mail: rodrigo@valutainvest.com.br
Telefone: (19) 99626-1540 
(19) 2513-0103