Raquel Baracat

View Original

Visitantes interagem com mundo da arte na mostra Experiência Escher, no Iguatemi Campinas

Exposição pode ser visitada gratuitamente até 28 de setembro


Campinas, 05 de setembro de 2014 – Vivenciar uma experiência única, mergulhando e interagindo com o mundo da arte. Essa é a sensação de quem visita a exposição Experiência Escher, no Iguatemi Campinas, que traz importantes obras do famoso artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher. O visitante é convidado a entrar no mundo de ilusão do grafismo, inclusive com telas em 3D, podendo tornar-se parte das obras de arte, posando em paineis e na Sala da Relatividade. Instalada na praça de eventos do terceiro piso do shopping, a exposição pode ser visitada gratuitamente até o dia 28 de setembro.


Com cenografia especial, composta por uma rica mistura entre fantasia e realidade, o espectador pode vivenciar esse mundo lúdico do artista em instalações interativas e 16 fac-símiles trazidos diretamente da Escher Foundation, da Holanda. Entre as principais gravuras expostas estão RelatividadeCascata,BelvedereCéu e ÁguaAutorretrato em esfera espelhada Metamorfose.


Além do espaço instalado na praça de eventos do shopping, a exposição conta ainda com uma instalação no primeiro piso, em frente à loja Riachuelo, que está encantando os visitantes. Trata-se de uma “anamorfose”, uma ilusão de ótica na qual uma imagem de duas dimensões “engana” o cérebro e faz acreditar que a imagem possui três dimensões. Ao olhar para um ângulo específico, o que era um desenho distorcido no chão se torna um objeto tridimensional. A anamorfose escolhida para o Iguatemi Campinas foi a do “Menino com o Cubo de Belvedere”.


Em seus primeiros dias de funcionamento no Iguatemi Campinas, a mostra atraiu os olhares dos curiosos, amantes das artes, adultos e crianças. A exposição Experiência Escher foi pensada como alternativa memorável de lazer e entretenimento, proporcionando conteúdo internacional gratuito dentro de um shopping. Já percorreu o Iguatemi São José do Rio Preto, o Iguatemi Ribeirão Preto e, após Campinas, encerrará temporada no JK Iguatemi, em São Paulo.


Essa é a primeira vez que o melhor da exposição mais visitada do mundo em 2011 (“O Mundo Mágico de Escher”), e da mostra que foi recorde de público em Minas Gerais e no Paraná em 2013 (“A Magia Escher”), acontece fora de espaços museológicos.


O conceito de realizar a exposição em espaços não convencionais, como de um shopping center, é inovador e propõe-se à conquista de um novo público, ampliando o acesso à cultura. “Estamos muito entusiasmados em promover a exposição de Escher fora de espaços museológicos. Temos certeza de que será um importante marco para cultura e o lazer em nosso país, além de uma experiência rica eúnica ao público cliente do shopping”, diz Pieter Tjabbes, curador da mostra e sócio-diretor da empresa Art Unlimited, parceira da Iguatemi na iniciativa.


O gerente geral do Iguatemi Campinas, André Moreno, afirma que a vinda da mostra para Campinas é uma grande conquista para a cidade e para a região e reforça o incentivo à cultura, que é um dos pilares do empreendimento.  “Mais uma vez, temos o prazer de presentear a população de toda a região com um evento extremamente diferenciado, facilitando o acesso de milhares de pessoas ao trabalho do grande artista que foi Escher”, resume.


Concebidas para toda família, as instalações garantem acessibilidade a idosos, portadores de necessidades especiais, crianças e gestantes, entre outros. Na saída do evento, a coleção exclusiva de produtos ESCHER by Art Unlimited estará disponível à venda. Camisetas estilizadas, bolsas, cadernos, cartões-postais lenticulares, jogos americanos 3D e brincadeiras interativas são alguns dos exemplos.


Sobre Escher – Artista gráfico especializado em xilogravuras e litografias, Maurits Cornelis Escher nasceu na Holanda, em 1898. Como artista, conquistou a fama apenas em 1953, quando teve sua obra divulgada em uma revista americana, passando a ser reconhecido e convidado para exposições em museus importantes. Com sua morte, em 1972, Escher deixa um legado particular para o mundo e aos amantes da arte, sendo, atualmente, um dos artistas mais conhecidos do grande público.

 

Crédito das imagens: Tatiana Ferro

 

Serviço


Exposição Experiência Escher no Iguatemi Campinas

Quando: até 28 de setembro

Onde: praça de eventos do terceiro piso do Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP)

Horários: de domingo a sexta das 13h às 21h; sábados, das 10h às 22h

Entrada gratuita