Raquel Baracat

View Original

Calendário do Bem

CALENDARIO DO BEM – Campinas 2016 - é um projeto sem fins lucrativos, abrangente e promissor, que propõe a realização anual de um sofisticado calendário de fotografia de arte para ser ofertado como doação a instituições parceiras beneficentes que, com a venda dos mesmos, obterão renda. O conceito reside em produzir arte com qualidade, em suas mais diversas expressões, traduzidas num formato de calendário, que possa ser comercializado, para gerar renda, para ajudar pessoas.

Nesta primeira edição elegemos a DANÇA como tema, cuja poesia nos convida a evocar instâncias sensíveis, num movimento oxigenante e bem-vindo para o fim de ano. Sob curadoria de Dani Calicchio, a DANÇA é capturada pelo fotógrafo Kassius Trindade a partir do improviso de 12 bailarinos, ícones artísticos com histórias relacionadas a cidade de Campinas.

Convidamos instituições idôneas, com reconhecida dedicação e serviços prestados à comunidade, sediadas em Campinas e compromissadas com solidariedade. Entidades do Bem que aceitaram o convite, se envolveram no projeto e agora terão mais uma ferramenta para a luta diária que enfrentam.


A intenção é também lançar um produto belo e útil que possa divulgar o trabalho de fotógrafos e artistas da cena brasileira, oferecendo às milhares de pessoas que adquirirem este material a possibilidade de vivenciar uma experiência sensorial transformadora e diária, através da fruição de uma obra de arte fotográfica com um conteúdo irrefutavelmente sensível e refinado.

O projeto é uma iniciativa de pessoas ligadas a Campinas.

Pessoas do Bem tiveram uma ideia Boa: Se juntaram a outras pessoas do Bem e convidaram empresas do Bem para fazer uma coisa Boa.

As empresas do Bem aceitaram e entenderam que fazer o Bem é Bom! Daí surgiu o Calendário do Bem! Um calendário artístico, feito por pessoas e empresas do Bem e que vai gerar benefícios para quem precisa e já faz o Bem há um Bom tempo!!  Compartilhe! Colabore! Apoie! Faça o Bem você também!

AGENDA

DIA 10/12/2015 - quinta-feira - 19:30Hs

Abertura da Exposição Calendário do Bem

Local: Estação Cultura - Campinas

O material fotográfico utilizado pelo Calendário do Bem ficará em exposição durante todo o mês de dezembro.

ENTIDADES DO BEM

Para esta primeira edição do Calendário do Bem, convidamos algumas instituições de Campinas para a participação no projeto, baseados no conhecimento público e notório de seus trabalhos executados. Para as próximas edições poderemos incluir novas instituições desde que  sejam manifestados seus interesses e sejam também evidentes o trabalho social desenvolvido.

Com o compromisso de distribuir os calendários de forma exclusiva, as entidades arrecadam fundos que podem auxiliar em suas obrigações além de compor rendimentos extras num período do ano onde as despesas aumentam.

Nesta edição, contamos com as seguintes instituições:

CENTRO INFANTIL BOLDRINI

SOCIEDADE EDUCATIVA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA - SETA

LAR DOS VELHINHOS - CAMPINAS

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS ANIMAIS DE CAMPINAS - AAAC

CENTRO CORSINI

HOSPITAL SOBRAPAR

CEI - CENTRO EDUCACIONAL INTEGRADO PADRE SANTI CAPRIOTTI

PROJETO SUPER.AÇÃO

SERVIÇO SOCIAL NOVA JERUSALÉM

QUEM SOMOS

 

CURADORIA

DANI CALICCHIO


Performer, Coreógrafa e Diretora artística de espetáculos de Teatro-Musical, Dança, Música e Clipes, formou-se em Dança pela UNICAMP, onde atuou como professora concursada de Técnica de Dança( 1999-2004).

Trabalhou com diretores como Miguel Falabella,  Fernanda Chamma, Marcos Caruso e José Possi Neto em diversos projetos artísticos em São Paulo e Rio de Janeiro, dentre eles os musicais Os Produtores, Hairspray (assistente de coreografia) e A Familia Addams (assistente de direção). Atuou como atriz-substituta da atriz Arlette Salles em Hairspray e da atriz Marisa Orth em A Familia Addams.

Foi Diretora residente e Assistente de coreografia da versão brasileira do musical Into The Woods- Era uma Vez. Foi Diretora residente, Preparadora corporal e Assistente de coreografia da coreógrafa Fernanda Chamma na superprodução paulistana Aladdin, dirigida por Paulo Ribeiro. Foi Coreógrafa dos musicais brasileiros: Lágrimas de um guarda-chuva, Rua 13 de Maio s/ nº e Aroma do Tempo, dirigidos pelo fundador do Teatro de Arena em São Paulo, José Renato. Coreografou e assinou a Preparação corporal dos espetáculos teatrais Ainda e Agora, dirigidos por Marcos Caruso. Foi responsável pela Preparação corporal do espetáculo Operação Abafa, dirigido por Elias Andreatto e encenada por atores como Marcos Caruso e Jandira Martini. Integrou o primeiro elenco da Cia. Domínio Público( Campinas-SP), dirigida por Holly Cavrell. Integrou o CIT- Centro de Investigação Teatral, dirigido por Eduardo Wotzik (Rio de Janeiro).  Integrou a Cia de Circo e Teatro Voador, dirigida por Cleber de Oliveira( Rio de Janeiro). Integrou o Grupo Profissional do Ateliê Coreográfico- RIOARTE (RJ), dirigido por Regina Miranda. Pesquisa desde 2009 o intercâmbio entre as linguagens de Dança e Moda, tendo parte desta pesquisa compartilhada no blog: latendanse.blogspot.com. É sócia-fundadora da CASA DE ANTONIO, espaço campineiro destinado a pesquisas e

produções em Arte e cursos relacionados a Arte, Moda e Fotografia.

FOTOGRAFIA

KASSIUS TRINDADE

 Fotógrafo, Diretor de Fotografia e Ator é Nascido em São Paulo e atualmente radicado em Campinas. Formado como Ator pela Escola de Atores Wolf Maia,  integrou a equipe técnica do estúdio da escola no mesmo período. Desenvolveu carreira nos mais notórios Comerciais publicitados do País. Participou da serie 9mm São Paulo da FOX e do filme O Escaravelho do Diabo(2015), dirigido por Carlo Milani e estrelado por Marcos Caruso. Integrou também elencos de grandes musicais tais como; Hairspray com Direção de Miguel Falabella, e Hair com Direção de Charles Moeller e Claudio Botelho.

A experiência dos longos anos nos sets de filmagem das maiores produtoras de cinema e comerciais publicitários do mercado e o olhar peculiar adquirido pela convivência com grandes fotógrafos, fez da fotografia a linha de frente de sua arte. Atualmente assina as Capas e Editoriais de Moda da Revista Prado (Editora Prado), distribuída em Campinas. É autor das fotos e divide a concepção com Dani Calicchio do Ensaio “Dança em Pausa” publicado pela Revista dObras. Se formou no curso livre intensivo de Direção de Fotografia, pela AIC  Escola Internacional de Cinema  em São Paulo. Assina a Direção de Fotografia dos vídeo-clipes Yume e Sister da Cantora Isadora Kataoka Dirigido por Juliano Luccas e produzido pela Ludovico Filmes, lançado somente no Japão. Assina como Vídeomaker os vídeos experimentais da CASA DE ANTONIO (pesquisa em arte e Cultura) da qual é Co-fundador e onde se encontra seu estúdio de fotografia.

O CALENDÁRIO


PAULA SALLES

JANEIRO


Mestre em Comunicação e Artes do Corpo na PUCSP, é licenciada e bacharel em dança pela UNICAMP e especialista em Estudos Contemporâneos de Dança pela UFBA e Faculdade Angel Vianna.

Atualmente é e professora da Faculdade Paulista de Artes nos cursos de Dança e Artes Cênicas.

Atuou como fundadora e intérprete-criadora do Grupo Excaravelhas de dança contemporânea de Campinas desde de 1999 até o ano de 2010. Pesquisa dança contemporânea e religiosidade e seu principal trabalho é a coreografia Conhece -Te -A -Ti - Mesmo, premiada pelo Premio Klauss Vianna de Dança -- FUNARTE - Petrobrás.

Atualmente é fundadora e criadora-intérprete da Ouvindo Passos Cia de Dança junto com a dançarina e atriz Deise de Brito com o espetáculo: Sobre Glúteos, cadeiras e imagens.

DANI CALICCHIO

FEVEREIRO

Currículo acima – curadoria

BETO REGINA

MARÇO

Ator, cantor, bailarino e Pedagogo; atuou em peças e musicais infantis e adultos, corais, grupos de dança e companhias profissionais de dança (Cisne Negro Cia de Dança e Ballet da Cidade de São Paulo). Sempre se destacando pelas múltiplas atuações nos campos artísticos. Também é professor de teatro e dança, já dirigindo muitos espetáculos, atuando como coreógrafo para peças teatrais e espetáculos de dança. Atualmente, dirige e coordena o  projeto “Os Meninos do Barão” da ONG  ABAMBA (Associação dos Benfeitores e Amigos de Meninos Bailarinos Atores), que criou em 1997, com o objetivo de formar bailarinos atores e incluí-los no mercado profissional.

 LUCIANA CHECCHIA

ABRIL

Iniciou Ballet aos 7 anos de idade na Academia de Ballet Lina Penteado.

Fornada pela Royal Academy of London, dançou na cia de Dança Lina Penteado sob direção de Maria Silvia De Genaro e Bale Cidade de São Paulo sob direção de Luís Arrieta.

Dançou trabalhos de grande coreógrafos , entre eles, Felipe Chepkassof, Holly Cavrell, Ruben Terranova, Tindaro Silvano, Vítor Navarro, Ivonice Satie, Anselmo Zolla, Luís Arrieta, Ana Lúcia Ferraz, Ismael Guiser, Yelle Bittencourt,...

Dançou ballets de repertório fazendo papel principal em O Lago dos Cisnes, Don Quixote, Paquita, Lês Silfides.

Teve como mestres em sua formação Lina Rosa Serra, Yelle Bittencourt, Ruben Terranova, Sacha Svetloff, Ismael Guiser, Ady Addor, Maria Helena Mazetti, Ana Veronica Coutinho, Felipe Chepkassof.

Atualmente bailarina , professora e coreógrafa na academia Iris Ativa- Lina Penteado .

Também professora e coreógrafa na Corpo Livre em Valinhos

GABRIELA RACZ

MAIO

Estudou jazz-dance com Malba Aragão. Integrou o grupo de Dança do Estúdio Broadway em Paulinia, supervisionado pela coreógrafa Fernanda Chamma, tendo participado de

diversos shows e eventos e onde aprofundou seus estudos em dança, canto e interpretação.

Integrou o elenco de balé dos shows musicais do cantor Frank Aguiar e integrou o elenco de balé do Show da Virada 2014/15 da Rede Globo.

LUCAS OLIVEIRA

JUNHO

Atua como dançarino, performer, pesquisador em dança, professor de ritmos e arte educador. É graduando em Educação Física pelo Centro Universidade Salesiana de São Paulo “UNISAL” desde 2013. Foi integrante da Cia de dança

urbana “Yo! Hip Hop Dance Company” representando o Brasil no campeonato mundial em Las Vegas USA o “Hip Hop International”.

THAIS GARCIA

JULHO

Graduada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas.

Foi coreógrafa do musical A Família Addams em Buenos Aires e na Cidade do México.

Integrou o elenco dos musicais "Os Produtores", "Aladdin", "Hairspray", "A Gaiola das Loucas”,  "A Família Addams" e nesse ano de 2015 “Antes Tarde do Que Nunca”.

Sapateadora convidada do Off Broadway “Break The Floor” e do "The NY City Tap Festival".

Dirigiu o Grupo de Sapateado Sonidos.

Atuou na Cia de Dança Lina Penteado e na Packer Cia de Dança.

LEANDRO RIVIERI

AGOSTO

Intérprete-criador, bacharel em Artes Cênicas pela UNICAMP, bacharel e licenciado em Letras pela UNICAMP e mestre em Teoria e Crítica Literária pela mesma universidade.

De alguma forma, sempre esteve ligado ao universo da dança, fosse cursando disciplinas da graduação em Artes Corporais na UNICAMP, fosse desenvolvendo projetos que buscavam a síntese entre o trabalho e a pesquisa do ator e do bailarino.

Quando jovem foi ginasta e realizou cursos de técnicas circenses ao longo de vários anos em São Roque, São Paulo (Escola Circo Picadeiro) e Campinas.

Integra a premiada Cia. Domínio Público desde 2006, dirigida por Holly Cavrell, tendo atuado como intérprete-criador nos espétaculos: Lacuna, Entre, Canção Egoísta para um Dueto em Dó, Para Sempre, Babel, Efemer@ e Suportar.

ADRIANA SIQUEIRA

SETEMBRO

Começou seus estudos em 1978 na Academia de Ballet Lina Penteado, se tornou professora em 1986 até 2010 através do método da  Royal Academy of Dance, obteve seu registro “Teaching Certificate” em 1996.

De 2000 a 2011 foi professora de dança no departamento Kids na CIA Athletica de Campinas e atualmente leciona e faz parte da CIA de dança da Academia Studio A Camila Juste.

Em 1982 ingressou na Cia de Dança Lina Penteado, sob a direção de Ady Addor entre outros. Em 1989 fez parte da Cia Jazz Brasil (SP), sob a direção de Maisa Tempesta.

Fez workshops com o coreógrafo de musicais Alonso Barros (Chorus Line) e vários cursos com professores renomados como: Toshie Kobayashi, Rosália Verlangieri, Aurea Hammerli, Roberta Mathes (Jazz), Alexander Bogatyrev, Jean Marri e outros.

Participou de grandes montagens coregráficas com nomes reconhecidos da dança como: Felipe Chepkassoff, Ruben Terranova, Susana Yamauchi, Ivonice Satie, Victor Navarro, Holly Cravell, Tindaro Silvano, Érika Novachi, Zeca Rodrigues e outros.

Esteve presente em várias Mostras de Dança e Festivais, a exemplo do Passo de Arte e Joinville, sendo premiada como Bailarina e Coreógrafa neste último.

E em tantos outros: Congresso Internacional de Dança (Rio de Janeiro), Festival Internacional de Teatro (Campinas- Unicamp), Ópera Aída (Campinas), Congresso Internacional de Jazz (Indaiatuba), Oficina Musical com Caio Nunes e Andre Gabeh e Broadway Dance Center (New York).

LÓ GUIMARÃES

OUTUBRO

Artista autônoma de Dança Contemporânea que vem pesquisando o hibridismo de cena, buscando também a dança contemporânea nas interfaces do teatro e do circo, principalmente nos aéreos circences. Formada em Dança pela UNICAMP, desde 1999, pesquisa a dança contemporânea com temáticas do cotidiano nas relações humanas, junto ao Grupo das Excaravelhas, nas funções de direção, concepção e interpretação, tendo conquistado mais de 7 prêmios importantes no cenário da dança. Dentre alguns de seus principais trabalhos, destacam-se:

-Direção de cena e intérprete de dança contemporânea do Ungambikkula de world music, no espetáculo “O tempo dos Sonhos” desde 2009.

- Coreógrafa e professora das turmas de dança Contemporânea da Fundação Orsa de Campinas-inicio 2008.

 - Coreógrafa e Professora de Dança Contemporânea Convidada da ONG Primavera, que trabalha com mulheres adolescentes carentes para espetáculo “Vera, a menina Primavera”. 2007.

- Professora de Dança Contemporânea da periferia pela Coordenadoria de Ação Cultural do Departamento de Cultura de Campinas no

- “Projeto de Ação Descentralizada" (região sudoeste). 2002.

- Professora de Dança de Salão atuando no Projeto de Curso de Extensão da UNICAMP, no Clube Paulinense, no Studio Arte & Dança, dentre outros. 1994-2003.

- Agente Cultural convidada a trabalhar pela Diretoria de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo de Campinas. 2003-2004.

- Artista-docente do Caleidos Cia de Dança e Educação, dirigido pela Profa. Dra. Isabel A. Marques, atuando como intérprete, coreógrafa e assistente de direção de uma proposta de Dança vinculada a` Educação. 1996-2000.

ADILSON NASCIMENTO

NOVEMBRO

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1984). Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual

de Campinas (1996). Atualmente é Professor Assistente Doutor (MS-3) do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (DELART) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado na Universite de Paris VIII. UP. VIII. S.T. Denis, França (em 2009 e 1999) . Tem experiência na área de Educação, Arte, Cultura e Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, corpo, arte, vivencia corporal e dança butoh.

Dança, estuda e pesquisa a Imagem, a Imaginação, a Fantasia e o Sonho como formas de Educação e Autoconhecimento. Atualmente pesquisa o Sonho como processo original de criação em dança. Desenvolve o trabalho de Vivências Corporais como base de sua criação.

Dança e pesquisa o Butoh. Realiza criações em videodança. Integrante do Grupo Estudos Audiovisuais  OLHO, é coordenador, dançarino e coreógrafo do Grupo de Estudos em Dança  GEDAN e coordena o Grupo de Estudos Sonho é Criação.

MARCELA GOZZI

DEZEMBRO

Formada em educação física pela PUC  Campinas - SP, bailarina, professora e coreógrafa, ministra cursos de Jazz Dance. Iniciou seus estudos em dança em 1994 com jazz e ballet clássico em Campinas - SP, e a partir de 2002 começou a estudar em São Paulo capital, aperfeiçoando as linguagens de jazz, ballet clássico e dança contemporânea. Estudou no Nova Dança - Vila, e no Grupo Raça. Em 2006 integrou o Grupo Kadwah, sob direção e

coreografia de Edy Wilson, participando e ganhando vários prêmios pelos principais festivais do país. Em 2009 iniciou sua carreira profissional, integrando à Raça Cia de Dança de São Paulo (2009-2012), com direção e coreografia de Roseli Rodrigues. Participou também da Cia Druw, com o espetáculo Vila Tarsila, com turnê no Nordeste em outubro e novembro 2012.

Participou de shows sertanejos com as duplas Guilherme e Santiago, e Zezé de Camargo e Luciano, além de outros eventos televisivos e corporativos. Hoje, integra a importante cia. mineira Primeiro Ato, dirigida por Suely Machado e continua aprimorando sua técnica e estudando mais profundamente as linguagens de hip hop, house e vogue, usando como influência no seu estilo de Jazz Dance.

PATROCÍNIO: LENANZO SEGUROS

 APOIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS – SECRETARIA DE CULTURA

 REALIZAÇÃO: CASA DE ANTONIO