Raquel Baracat

View Original

Dica de filmes e livros por Luciana Andrade -Inocência (filme) e Princesa (livro)

Dica de filme - Inocência

Dica de livro - Princesa A HISTÓRIA REAL DA VIDA DAS MULHERES ÁRABES POR TRÁS DE SEUS NEGROS VÉUS, DE JEAN P. SASSON

escritora Jean Sasson esteve na Arábia Saudita no final da década de 70, onde presenciou tratamento das mulheres nesta região. Inconformada com a situação das mulheres, que eram constantemente agredidas e destratadas, Jean se aproximou da princesa Sultana, que lutava pelo direito das mulheres desta região.

Em “Princesa – A História Real Da Vida Das Mulheres Árabes Por Trás de Seus Negros Véus”, Sasson retrata a historia da princesa Sultana, em um livro que chegou a vender mais de sete milhões de cópias e abriu os olhos do mundo para as dificuldades das mulheres do Oriente Médio.

Sinopse: “Sucesso de público em todo o mundo, este relato impressionante é obrigatório para quem quer compreender a cultura do Oriente Médio e a situação da mulher nos países árabes. A americana Jean Sasson reproduz aqui a história de “Sultana” (codinome de uma riquíssima princesa da Arábia Saudita) tal como ela lhe revelou. A verdadeira identidade da princesa permanece em segredo, pois seu depoimento lhe custaria a vida segundo a justiça de seu país. Parte da família real da Casa de Al Saud, donos de incomensurável riqueza e poder, Sultana cresceu numa família de nove irmãs e um irmão, para quem se dirigia todo afeto e respeito dos pais. Dessa forma, desde muito pequena, ela pode perceber o pouco valor atribuído à mulher, cuja única ocupação – mesmo nas classes mais abastadas – é servir. Mas Sultana tem um temperamento forte e indomável. É oferecida em casamento a seu primo Karim, por quem se apaixona verdadeiramente, encantada por suas ideias aparentemente mais modernas e liberais. Ao mesmo tempo, desafia a futura sogra com atitudes insolentes, o que configura um grave pecado pelas leis do Alcorão. À medida que amadurece, aumenta a rejeição de Sultana pelos horrores que testemunha diariamente. Revolta-se com as mulheres mutiladas, violentadas, apedrejadas em praça pública ou confinadas pela família; mãe de um menino e de duas meninas, ela não quer ver suas filhas expostas à brutalidade que se abate sobre suas conterrâneas. Uma brutalidade referendada pela religião e pelo Estado e, ela descobre aos poucos, apoiada e reproduzida dentro de seu próprio lar.”

Fonte: http://www.mundodastribos.com/livros-sobre-mulheres-no-oriente-medio.html

Luciana Andrade

 

Bibliotecária e Psicologa formada há alguns anos.. Atua na área de psicologia com consultório e no SOS Ação mulher e família como Psicologa voluntária . Cursou biblioteconomia por adorar os livros e assim ficou conhecendo mais profundamente a história literária. Através de filmes e livros consegue entrar em mundos reais, imaginários , fantásticos o que deixa o coração e a mente livres para conhecer , acreditar e principalmente sonhar.