10 Dicas de Como Planejar seus Investimentos - Coluna Investimentos por Rodrigo Teixeira Mendes
Olá à todos!
10 Dicas de Como Planejar seus Investimentos.
1. A melhor maneira de poupar dinheiro é pagando um pedágio. Como assim? Comece a poupar 10% do salário. Nunca deixe na caderneta de poupança, já que há outras opções como Fundos, Tesouro Direto, LCI ou Ações.
2. A tarefa é sempre deixar em ordem o orçamento doméstico. Todas as despesas têm que ser anotadas, para se verificar o que é necessário ou não e tentando gastar menos do que se ganha.
3. Quando for comprar a sua casa, pesquise. Sempre dê preferência para o pagamento à vista. No caso de financiamento, tente optar pelo menor valor e menos tempo, se possível (tente não efetuar acima de 15 anos).
4. Organize-se para comprar um carro. Junto terá o seguro, financiamento, combustível, estacionamento, impostos...assim como o imóvel, evite o financiamento, senão for possível, opte pelo menor prazo.
5. Não faça compras por impulso. Saia com o dinheiro contado e esqueça as outras opções de pagamento como carnês, cartão de crédito ou talão de cheque.
6. Corte o desnecessário, evite comer fora, aproveite as verdadeiras liquidações.
7. O ideal para se poupar ao mês é de 10%. Esse é o mínimo que deve efetuar, caso seja possível, quanto mais, melhor.
8. Quando pensar em moradia, faça a seguinte pergunta: Alugar ou Compra? Às vezes alugar sai mais barato e poupar o montante restante te ajuda a dar uma boa entrada no imóvel próprio em um período de tempo.
9. O mercado de renda variável, principalmente Ações é algo que atrai muitos, mas por falta de conhecimento acaba ocasionando muitas dúvidas. Se você souber ser um bom empreendedor, você vai ganhar bem. As empresas com ações em Bolsa normalmente são negócios bem administrados. Se quiser investir em ações, peça informações, acompanhe o mercado aos poucos.
10. Como escolher entre taxas prefixadas e pós-fixadas ao aplicar no Tesouro Direto ou em fundos de renda fixa? A dica é verificar como está indo a economia. Se a inflação está em alta e o Banco Central está aumentando a taxa de juros para diminuir o consumo, então a taxa pós-fixada deve ser melhor. Se a tendência é de corte na taxa de juros, a prefixada deve render mais.
Tem dúvidas? Entre em contato.
Um abraço. Até a próxima semana.