Raquel Baracat

View Original

Trem ligará Miami a Orlando/ Ciclovia na Europa ligará 43 países - Entretenimento por Milena Baracat

TREM LIGARÁ MIAMI A ORLANDO

Miami, que recentemente inaugurou um túnel subaquático que liga Biscayne Bay ao porto de Miami para melhorar o trânsito, promete para 2016 um trem de alta velocidade que ligará a cidade a Orlando em uma viagem de apenas duas horas e meia. O trem All Board Florida também passará por Fort Lauderdale e West Palm Beach.

Ótima notícia para os turistas, afinal será possível se hospedar em Miami e passar um dia em Orlando ou vice e versa.

CICLOVIA NA EUROPA LIGARÁ 43 PAÍSES EM SEUS 70 MIL KM

O continente europeu terá até 2020 uma megaciclovia de 70.000 km ligando 43 países. Chamada de EuroVelo, ela terá o trajeto todo sinalizado e contará com diversos estabelecimentos ao longo do caminho, sejam eles oficinas ou locais para se passar a noite. As rotas também privilegiam a intermodalidade fazendo conexão com diversas estações de trem.

A estimativa é que, quando pronta, a EuroVelo tenha uma média de 60 milhões de viagens por ano gerando 7 bilhões de euros, já que a malha cicloviária consiste em 14 rotas que cruzam a Europa de norte a sul e de leste a oeste, indo do norte da Noruega ao sul da Itália e de Portugal a Moscou.

Cada rota é batizada conforme a paisagem ou a história do local. A Rota 3, por exemplo, por sair de Santiago de Compostela, na Espanha, recebeu o nome de Rota do Peregrino e vai em direção ao norte passando pela França, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Noruega atravessando diversas catedrais e igrejas em 5.122 km de ciclovias.

A maior será a Rota 13, chamada de Caminho da Cortina de Ferro, que faz alusão ao período da Guerra Fria em que a Europa era dividida em dois blocos (socialista x capitalista). Serão nada menos do que 10.400 km em uma rota que passará por 20 países.

Milena Baracat

 

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). 

Atualmente atua com profissionais  no desenvolvimento, tratamento de acervos, informatização e tecnologia da informação aplicada para bibliotecas particulares e privadas.