Raquel Baracat

View Original

Castramóvel - Coluna Meio Ambiente por Marcos Boni

Muito interessante o projeto recém implantado da Prefeitura de Campinas de disponibilizar um ônibus adaptado para castração gratuita de cães e gatos. 

O “castromóvel” do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal já realizou na 1ª semana de funcionamento a castração de 885 animais na Vila Boa Vista.

O  serviço é inédito no país, em se tratando da metodologia de itinerar bairro a bairro. 

É totalmente gratuito, incluindo o fornecimento de medicamentos, e cercado por elevados padrões de segurança e higiene.

Tem ainda a vantagem de oferecer um restabelecimento pós-cirúrgico rápido e descomplicado, uma vez que as incisões feitas são mínimas. 

São seis veterinários experientes que realizam as operações.

Uma equipe treinada bate de porta em porta das residências  verificando a existência de animais não castrados e orientam os donos sobre as vantagens do procedimento.

O principal benefício desse projeto inovador é conter a proliferação descontrolada desses animais.

Outro avanço é a possibilidade de microchipagem dos animais castrados, o que permite monitorar cada um, tanto em termos de acompanhamento vacinal quanto nos casos de abandono.

Por enquanto, o programa municipal de esterilização não consegue ser estendido para animais de rua. 

Isso porque o pós-operatório gera a necessidade de uma atenção que só o dono tem condições de dar, pois são mais de 100 animais castrados por semana, não havendo abrigos e funcionários para cuidar de tantos animais.

Mas o objetivo do pessoal do Departamento do Bem Estar Animal é superar essas dificuldades para que num futuro próximo os animais de rua também sejam castrados e tratados com essa mesma dignidade disponibilizada para os cães e gatos que possuem um dono.

Dr. Marcos Roberto Boni

 

Advogado – OAB/SP – 137.920, com especialização em Gestão Ambiental. Diretor do Departamento de Áreas Verdes da Secretaria do “Meio Ambiente” da Prefeitura de Campinas. Membro da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA).