Raquel Baracat

View Original

Festejada Banda Black Rio faz apresentação única em Campinas, na Concha Acústica do Taquaral, dia 28/6; entrada gratuita

O show abre a série Movimento Grandes Bandas Grandes, que já trouxe importantes nomes da MPB à cidade

 

A festejada e singular Banda Black Rio, criada nos anos 1970 e que colocou no mesmo caldeirão sonoro o jazz,o funk,o samba e a gafieira, abre em grande estilo a segunda edição consecutiva do Movimento Grandes Bandas Grandes, em Campinas, no dia 28 de junho (domingo), às 17h, na Concha Acústica do Taquaral, com entrada gratuita.

A abertura do show será feita pelo DJ Barata, que, a partir das 16h, irá apresentar suas preciosidades musicais para o público que for chegando ao local.

A série, que já trouxe nomes importantes da cena instrumental, como Mantiqueira, Hermeto Pascoal, Jazz Combo, entre outros, é uma idealização de Tiago Gomes (curador do projeto) e Caco Piccoli. A realização é da Prefeitura de Campinas em parceria com o bar/restaurante Almanaque Café.

O objetivo do projeto, segundo Tiago Gomes, é criar mais um espaço para a difusão cultural do gênero. “Sinto uma real necessidade de que, cada vez mais, espaços sejam viabilizados com o intuito de trazer ao conhecimento do grande público a obra de artistas que se dedicam integralmente na criação e no cuidado daquilo que temos de melhor e que nos define como brasileiros em relação ao mundo todo, que é a nossa música. Nada melhor que trazer isso em um dos melhores estilos que produzimos, as nossas grandes bandas de música brasileira”, afirma.

A Banda Black Rio (BBR) é uma das mais importantes bandas brasileiras. Nos anos 70, quando a Banda Black Rio surgiu, foi estabelecida uma clara filosofia - ter o samba com funk-grooves nas bases, trazer encorpados arranjos de metais e misturar tudo harmonicamente com diferentes ritmos brasileiros. Desde então, a Banda Black Rio tem sido uma grande referência para o mundo da música. Artistas renomados como MosDef e a banda Incognito têm gravado suas músicas. Ao longo dos anos, a banda teve várias formações e competentes músicos fizeram respeitosamente parte dessa continuidade.

Em 1977, a Banda Black Rio lança o primeiro disco - Maria Fumaça - pela Warner Music. Em 1978, lança pela gravadora RCA o álbum Gafieira Universal, considerado um dos melhores álbuns já lançados no mercado. O terceiro álbum - Saci Pererê - foi lançado em 1978 e relançado em 1980. A partir daí, a banda ganha ainda mais força no mercado internacional.

Após uma longa parada, a Black Rio é retomada numa nova formação. Em 2000, lança o CD Movimento e em 2002 lança na Inglaterra o álbum Rebirth. Em 2011, a Black Rio expande seu conceito e traz ao público seu 6º álbum - Super Nova Samba Funk. O álbum mostra que é mais do que um conceito musical, é a unificação da música negra numa variedade de rimos desde jazz ao rap. É a união dos estilos, artistas e gerações. O disco é produzido por William Magalhães, filho de Oberdan Magalhães – líder da banda em sua primeira formação. William tem sido, por mais de uma década, a pessoa que mantém a chama da banda acesa.

O álbum mostra ao seu público que o conceito original está vivo e modernizado. Conta com importantes ícones da música black como Gilberto Gil, Elza Soares, Seu Jorge, entre outros craques da MPB.

 

Serviço

Movimento Grandes Bandas Grandes

Show com a Banda Black Rio

Quando:  28 de junho (domingo), 17h. Abertura do show com DJ Barata, 16h

Onde: Concha Acústica do Taquaral (Lagoa do Taquaral)

Entrada gratuita

Realização: Secretaria de Cultura e Almanaque Café

Idealização: Caco Picolli e Tiago Gomes

Curadoria e direção artística: Tiago Gomes

Produção: GBG produções e Direção Cultura