Raquel Baracat

View Original

Arroz a La Raquetinha - por Marcos de Arruda do Blog Raquetinha Gourmet - Coluna Blogs que indico e Gastronomia

Arroz a La Raquetinha

Fonte: http://raquetinhagourmet.blogspot.com.br/2015/06/arroz-la-raquetinha.html?spref=fb

Olá pessoal, hoje tivemos comemoração dos aniversariantes de junho e fizemos churrasco (churrasqueira comandada com maestria pelo Schina - Marcelo Von Schineider), para acompanhar fiz um arroz que foi chamado de Arroz a La Raquetinha. É um tipo de arroz carreteiro, mas com alguns ingredientes adaptados.

Segue a receita e o passo a passo.

 

Arroz a La Raquetinha (35 porções)

 

2 kg de arroz

1,5 kg de filet mignon

1 maço de aspargos frescos

1 maço de cheiro verde

12 colheres de azeite de oliva

6 colheres de óleo de milho

3 saches de caldo de legumes (meu segredo)

200 gramas de bacon picado

2 cebolas

4 dentes de alho

4 tomates picados

2 pimentas dedo de moça picadas

300 gramas de parmesão

1 maço de rúcula picada

1 cálice de conhaque

1 copo de vinho branco

 

Em uma frigideira adicione 4 colheres de azeite de oliva, frite o alho, a cebola e o bacon  com 1 envelope de caldo de legumes.

Quando estiver tudo frito, adicione os tomates e a pimenta dedo de moça e deixe cozer por 15 minutos.

Em uma panela grande, adicione 4 colheres de azeite de oliva, um pouco de cebola e mais um sache de caldo de legumes. Quando estiver quente adicione o filet mignon picado na ponta da faca e deixe fritar. Quando não tiver mais água na panela, adicione o cálice de conhaque e deixe flambar. Frite por mais 5 minutos e transfira a carne para a outra panela onde os tomates e temperos estão sendo refogado. Mantenha em fogo baixo.

Na panela onde fritou o mignon, coloque o óleo de milho e doure o arroz. Quando estiver já dourado, adicione o copo de vinho branco. A função do vinho é deixar o arroz com a parte de fora mais dura que no centro, deixando um toque ao dente e para que não fique empapado. Quando evaporar o vinho, adicione o tomate com o mingnon, os aspargos picados e água já aquecida. Ajuste o sal e deixe cozer. Os aspargos irão cozer junto com o arroz

Controle a água para não ficar muito empapado. Quando estiver ao dente, adicione o cheiro verde, o queijo ralado e a rúcula cortada, misture tudo e está pronto para servir.

Hoje esqueci de tirar foto do prato servido. Tinha muita gente na fila para servir, e muitos nem conseguiram comer, pois estavam na quadra jogando e quando saíram, já tinha acabado!

Trabalhou em Fibralit Ind e Com Ltda

Frequentou Unisul

Mora em Campinas

contato: raquetaria@gmail.com