Formas de Investir em Dólar - Coluna Investimentos por Rodrigo Teixeira Mendes
Olá à todos!
Os países desenvolvidos apresentam inflação baixa e o Japão atua bravamente para reverter o quadro de deflação e o Brasil está lutando para sobreviver aos preços cada dia mais caros. Em geral, nos períodos de inflação alta o investidor busca proteção para o seu poder de compra investindo em dólar.
Após dois anos seguidos de valorização da moeda americana e a moeda norte americana valorizando-se a cada dia muitas pessoas tem interesse em saber como investir em dólar e se este é um investimento que vale a pena.
Qual o risco de investir em moedas?
As moedas são ativos de renda variável. Em termos de risco, o investidor que aplica dinheiro em moedas corre o risco de mercado, ou seja, da variação de preço, sobretudo em momentos de volatilidade econômica.
As variações da moeda são impactadas por eventos mundiais 24 horas por dia e a tendência de alta ou de queda pode se reverter a qualquer momento, o que exige muito conhecimento e dedicação para realizar lucros.
Como investir em dólar
1) Fundos cambiais
Assim como a compra direta do dólar, os fundos cambiais atendem ao propósito de diversificar carteiras de investimento que buscam proteção para momentos de estresse maior nos mercados globais. Com este objetivo, o valor aplicado em um fundo cambial deve ficar entre 5% e 10% da sua carteira de investimentos.
Por outro lado, pessoas com planos para viajar ou que desejam passar alguma temporada fora do país devem considerar aportes em fundos cambiais. As taxas de administração cobradas por estes não costumam ser altas, pois, em geral, são fundos passivos, ou seja, seguem um determinado índice e por isso não empregam um trabalho intenso de gestão.
2) Comprar o papel moeda
Comprar papel moeda é uma maneira de diversificar seus investimentos com alguma proteção para grandes crises. Entretanto, guardar este dinheiro em casa pode ser perigoso, além disso, a compra de moeda estrangeira só é recomendada para pessoas que pretendem viajar ou querem adquirir algum produto importado. Nestes casos o ideal é que as compras sejam feitas aos poucos para que se consiga uma boa cotação média, já que ao comprar dólares numa corretora de câmbio paga-se taxa e perde-se na diferença entre o preço de compra e venda da moeda.
Não é recomendado os Fundos cambiais e compra direta do dólar com a intenção de valorização de carteiras de investimentos, pois são ativos muito voláteis. Dessa forma, ainda que apresentem tendência de alta no médio prazo, a valorização esperada não compensa o risco diante do patamar atual da nossa taxa de juros.
3) Opção via fundos multimercado
A forma mais eficiente de ganhar com dólar, é investindo em fundos multimercado selecionados. Estes produtos operam uma série de ativos, como ações, commodities, juros e moedas.
Os especialistas, avaliam os melhores momentos para comprar e vender as moedas, assim, em um momento que não é favorável, o fundo não investe em câmbio, no entanto, tem informações e agilidade para montar posição assim que a tendência mudar.
4) Ações de empresas que operam no mercado internacional
Adquirir ações de empresas exportadoras, como a Vale e as empresas de papel e celulose, também pode ser uma maneira de conseguir ganhos com dólar indiretamente. As suas receitas e lucros derivam de operações com países estrangeiros e são maximizadas quando o dólar valoriza e isto ocorre porque as receitas são convertidas para reais para fins de registros financeiros, e um dólar mais forte resultará em ganhos com o câmbio.
É preciso selecionar boas empresas, ter disciplina e foco de longo prazo para alcançar ganhos. Já para quem não tem muito conhecimento e tempo pode acabar sendo desastroso já que em muitos casos, a melhor solução é investir em fundos que aplicam nessas empresas e delegar o trabalho de acompanhamento e compra para o gestor do fundo.
5) Ações de empresas estrangeiras negociadas na Bovespa
Uma maneira de ganhar indiretamente com o dólar é investindo em BDRs que são certificados de ações de empresas estrangeiras negociadas na BMF&Bovespa.
As pessoas físicas, apenas os investidores com aplicações financeiras superiores a R$ 1 milhão podem negociar estes papéis. A maneira mais prática de investir em BDRs é aplicar através de fundos que operam esses ativos.
6) Como investir no exterior
Além das cinco formas de investir em dólar citadas acima, o investidor também pode aplicar diretamente no exterior. Fora do país há uma enorme quantidade de produtos financeiros disponíveis, entretanto mandar dinheiro para fora e aplicar no exterior também tem suas dificuldades.
Tem dúvidas? Entre em contato.
Rodrigo Teixeira Mendes
Graduado em Direito pela Universidade Paulista e Pós Graduado em Administração de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de possuir experiências na área financeira e comercial em empresas como Banco Itaú, RR Donnelley Moore, Camargo Correa. Atualmente tem atuação no setor financeiro e ministra cursos e palestras na área de Educação Financeira com foco na disseminação do conhecimento de produtos disponíveis no Mercado Financeiro (Finanças Pessoais, Renda Variável, Renda Fixa). E-mail: rodrigo@valutainvest.com.br Telefone: (19) 99626-1540/(19) 2513-0103