Raquel Baracat

View Original

Doenças cardiovasculares e atividade física - Coluna Fitness por Isabela Casline da Cia Athletica Campinas

A participação ativa em um programa de reabilitação cardíaca que possue um forte componente de exercício aeróbio ajuda o sobrevivente de um ataque cardíaco a resistir a um ataque subsequente, ou a evitar completamente outro ataque. O treinamento de resistência leva a muitas mudanças fisiológicas que reduzem o trabalho ou a demanda de oxigênio do coração. Como é de observação, muitas dessas mudanças são periféricas e não envolvem diretamente o coração.

A participação ativa em um programa de reabilitação cardíaca que possua um forte componente de exercício aeróbio ajuda o sobrevivente de um ataque cardíaco a resistir a um ataque subsequente, ou a evitar completamente outro ataque. O treinamento de resistência leva a muitas mudanças fisiológicas que reduzem o trabalho ou a demanda de oxigênio do coração. Como é de observação, muitas dessas mudanças são periféricas e não envolvem diretamente o coração.

O risco global de ataque cardíaco e morte é muito baixo. Além disso, embora o risco de morte aumente durante um período de exercício vigoroso, o exercício vigoroso habitual está associado a uma queda geral do risco de ataque cardíaco. Mas existe a preocupação com aquelas pessoas que tem como objetivo o exercício de ultra resistência, ou seja, com sessões de treinamento ou competições superiores há quatro horas de duração. Teoricamente, essas pessoas estão em maior risco para distúrbios cardiovasculares, por causa do elevado estresse oxidativo associado a esse tipo de treinamento ou competição. Atualmente, as informações com as quais contamos são insuficientes para possibilitar alguma resolução desse problema potencial.  Porém, existe uma quantidade significativa de evidências que podem atestar com segurança que o exercício físico além de atuar de forma eficaz e direta na prevenção de patologias cardiovasculares, promove a recuperação em muitos casos de eventos cardíacos ou cardiovasculares.

Isabela Casline

 

Professora e Personal Trainer da Cia Athletica Campinas - contato: isabela.casline@soucia.com.br