Raquel Baracat

View Original

Quer ser mais produtivo e gastar menos? #vadeBIKE por João Marcelo Furlan

Essa semana foi a realização de um sonho para mim: ir trabalhar de bicicleta. Pode parecer banal ou cotidiano para muita gente, mas como sempre fui um grande entusiasta da bike e de esportes em geral, mantinha este hábito somente para finais de semana e após o horário de trabalho,  para ir à academia por exemplo. 

Sou um paulistano-campineiro, ou seja, apesar de ter nascido em São Paulo, cerca de metade de minha vida morei na bela e pujante Campinas onde estabeleci a sede da @EnoraLeaders, e assim foi  nos últimos anos. No entanto, por razões de trabalho,  tanto de minha esposa quanto minhas, retornamos à SP (acreditem - é a 5a vez que venho morar em São Paulo), mas desta vez combinamos algo muito importante - é para ter qualidade de vida. Por mais contraintuitivo que possa ser buscar qualidade de vida na capital saídos do interior, quando a maior parte das pessoas busca o oposto, calculamos que dada a frequência que ambos passavam no carro na Rodovia dos Bandeirantes ou Anhangüera, somado ao trânsito de SP já estava chegando a 80h por mês para a Bel e 60h para mim... 140h por mês do casal, ou seja, dava para fazer coisas mais interessantes para o casal ... até ter tempo para nós mesmos, amigos, academia e trabalho, por que não? 

Bem, escolhemos a região do Brooklin Paulista. Alguns dizem que ali é Brooklin, outros que é Campo Belo, o importante é que ficamos a apenas 12 minutos de carro do trabalho dela e eu a 8 minutos do aeroporto de Congonhas, 20 minutos da maioria dos clientes  e 1h15min da sede da Enora em Campinas.

Como boa parte da equipe fica em SP, marcamos uma reunião na capital na quinta - feira passada ... pensei que por não se tratar de reunião ou aula em cliente seria uma boa oportunidade de testar as sonhadas investidas de bike para o trabalho... Bom, dei uma olhada no Google Maps, que agora permite ver também rotas de bicicleta  e escrevi a comparação de tempos para minha esposa... de carro 19 minutos, de bike 15 minutos! Mais um motivo para preferir a bike, pensei também que tinha outras duas reuniões logo depois, próximas a esta primeira na av. Chucri Zaidan... uma no shopping Morumbi e outras 2 no @insper, ou seja... todas ficariam entre Brooklin e Vila Olímpia.

 Coloquei uma roupa mais leve... calça jeans e camisa, peguei o capacete e parti para a bike na garagem do prédio ..levei a roupa suja de casa para a lavanderia (é minha gente... afazeres do marido moderno sim...e ai de mim se saísse de bike sem deixar a roupa pra lavar,  na volta eu já levaria uma capacetada na cuca logo que entrasse em casa) e segui para a subsede da Enora. Montei uma rota base no Google Maps, evitando as vias principais e vamos que vamos! 

@curiosidade:está primeira foto foi tirada pelo mesmo frentista que abastece meu carro dia sim-dia não (por causa das idas à Campinas o consumo de gasolina é bruto).

No caminho cruzando as avenidas Roberto Marinho, Morumbi e Roque Petroni jr. foi bem tranquilo. Senti falta de uma via especifica para bikes, mas como peguei ruas secundárias de pouco movimento foi uma questão menor. Cheguei lá e descobri que tinha um belo bicicletario e o melhor: não tinha que pagar estacionamento :)) A sensação de bem estar é tremenda, não precisava nem de café para ficar mais acordado.... Já tinha ativado mentee corpo, por andar 20 minutos de Bike (como não é possível se manter na via principal e precisa de vários desvios como dos carros etc, o tempo estimado no Google Maps é aquém do real -- sinceramente é até melhor... mais tempo de Bike .

Chegando lá uma notícia que me deixou bem constrangido - a Clarissa, Vitor e Evelyn tinham levado respectivamente 1h40 de Alphaville,  1h de Osasco e 50 min. da Vila Leopoldina de carro... ou seja, quando falei que tinha levado 25min. de bike ficou difícil de esboçar uma alegria por mim (sugeri a eles na próxima ir de bicicleta tb... e eles replicaram para que na próxima fizéssemos a reunião em um local mais perto para todos, argumentando que eu poderia aproveitar mais o passeio se fosse ainda mas longe rsrs.)

Bem após a reunião uma entrevista à Rádio Estadão via fone e almoço com a equipe, fui direto para a reunião a poucos metros dali, no Shopping Morumbi... que tem um bicicletário muito seguro e estruturado onde pedem até documento para colocar e tirar a bike (Parabéns ao time do shopping Morumbi) - e mais uma vez DE GRAÇA.

Lá tive um encontro com o sempre elegante presidente do conselho da ABRH-SP  @Theunis Marinho e meu grande amigo e parceiro @Luiz Drouet, ele como sempre impecável em terno e gravata... dessa forma já fui logo dizendo aos dois: "#vimdebike", já reduzindo um pouco o julgamento sobre meu desleixo das vestimentas e marca de capacete na testa Q:-)

Depois do agradável café com eles, finalmente fui ao Insper para minha mentoria voluntária junto ao programa de bolsistas do @Insper liderado pela @Camila du Plessis, e como sempre foi uma experiência maravilhosa ter contato com os estudantes tão ávidos por conhecimento sobre negócios e abertura à aprendizagem em temas como comunicação,  relacionamento e gestão. 

Este último trecho foi um pouco mais longo, mas bem tranquilo também, cruzando o Brooklin e Vila Olímpia (quem me dera se a ciclovia da Berrini já estivesse pronta, seria uma reta só) e mais uma vez tive a grata surpresa de descobrir que também tem um bicicletário e adivinhem: grátis :)

Ainda deu tempo para ter a honra de conhecer a sede da @aiesec Insper e ver de perto o trabalho deles lá - muito orgulho mesmo! 

Depois foram literalmente 20 minutos de Bike até minha casa, cruzando moema e pronto... exercício do dia já feito antes mesmo de chegar em casa.

Como saldo da aventura do dia, fiz a contabilidade:

- Ao menos 80 reais em estacionamentos poupados...

- Cerca de mais 30 reais de gasolina

- Cerca de 1 hora a menos entre trânsito e procedimentos de estacionar veículos também salvos

- 800 calorias consumidas

- e o melhor de tudo... BOM HUMOR o dia todo! 

Se eu vou repetir a dose? Amanhã mesmo!

Por isso, se quer ser mais produtivo, gastar menos e ter ainda mais bom humor para trabalhar fica a dica #vadeBIKE !

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/quer-ser-mais-produtivo-e-gastar-menos-vadebike-joao-marcelo-furlan

João Marcelo Furlan

 

Enora Leaders, empresa de consultoria em desenvolvimento organizacional, Vice- Presidente de Desenvolvimento e Expansão Regional da Associação Brasileira de Recursos Humanos para o estado de São Paulo (ABRH-SP) e criador do blog “Liderama”. Linkedin: br.linkedin.com/in/joaofurlan. site: www.enora.com.br Fone: 19 3365-0080