Raquel Baracat

View Original

Sobrou para você! Hoje está de Babá? Coluna Gestação/Maternidade por Carla Domingues

“Estamos no século XXI e o machismo na paternidade ainda persiste”

Tive a infelicidade de presenciar o encontro de dois amigos entrando no elevador do edifício onde moram, o primeiro vestido com roupa social estava com uma aparência cansada, ofegante que dava a impressão que havia voltado do trabalho, já o segundo carregava algumas sacolas de supermercado e vinha de mãos dadas com seus dois filhos, tranquilamente conversando sobre os acontecimentos do dia. 

Quando os amigos se encontraram o primeiro soltou uma rizada sarcástica e falou: “Sobrou para você! Hoje está de Babá?”, logo o seu andar chegou se despediram e ele saiu. Como continuamos no elevador, o rapaz olhou para mim e falou: “Engraçado, escuto este tipo de frases constantemente de homens e mulheres, a sociedade diz que os homens devem participar das tarefas da casa e com a criação e educação das crianças, mas quando veem um homem realizando isso, o tratam com piadas e indignação.” E continuou... “Seja que não enxergam que não estou de Babá! Estou de Pai! E gosto muito em poder ter tempo para curtir meus filhos.”

 Foi neste momento, com o desabafo deste  pai, que percebi o quanto somos machistas em pleno século XXI, e me dei conta de vários comentário que escuto e falo com este teor, sem ao menos achar estranhoou me indignar, como foi o caso deste pai. Eu mesma costumo, ou melhor costumava, dizer que meu marido me ajuda com as crianças e com a casa, como se estas tarefas fossem obrigações só minhas e ele como um bom homem se dispõe e colaborar. Por que não falar “Nos fazemos”?

 Será que assumir isso não iria me diminuir como mulher? Hoje nós mulheres adoramos nos rotular como “Super Mulheres” que praticam inúmeras tarefas, tem dupla ou tripla jornada e ainda tem de estar linda... E quando falamos que ele ajuda e não faz, isso se torna a realidade na casa, ambos assumindo estas posturas. É claro, que infelizmente ainda existem os homens que não fazem, nem ajudam e acreditam que isso não e o papel deles. Mas vamos olhar com carinho e aplaudir os muitos que fazem, deixarmos as piadas de lado, delegando as tarefas sem cobrança e cara feia com o resultado e assumindo para si mesma que a casa e os filhos serão cuidados pelos dois. Quer um novo marido, seja antes uma nova mulher!

 Escrito Por: Carla Domingues, Consultora Materna

papodemaeparamae.blogspot.com.br

Carla Domingues

 

35 anos, mãe de 3 meninas e Consultora Materna. A 5 anos mergulhei no universo da maternidade, por qual sou loucamente apaixonada e venho com muito prazer realizando Consultorias Maternas a Domicilio e Cursos, podendo assim colaborar com as gestantes e mamães a superar e principalmente a curtir este momento único em suas vidas. Blog: http://papodemaeparamae.blogspot.com.br - Facebook: https://www.facebook.com/papodemaeparamae - Instagram: @papodemaeparamae - email: papodemaeparamae@ig.com.br