Cecília Meireles é tema de Tarde Cultural do Grupo Primavera
Evento será realizado no próximo dia 1º (quinta-feira), a partir das 15 horas, na Livraria Cultura, no Shopping Iguatemi, em Campinas
A ONG Grupo Primavera realiza uma tarde cultural no próximo dia 1º (quinta-feira), entre 15 e 17 horas, na Livraria Cultura, no Shopping Iguatemi, em Campinas. A escritora, poetisa e jornalista brasileira Cecília Meireles será tema desse encontro, que reunirá 15 meninas do 4º ano da formação e Mulheres Primavera – representantes da sociedade local que colaboram com a instituição do Jardim São Marcos.
O grupo abordará o rico legado da autora carioca, como as obras literárias “Cecília Meireles Antologia Poética”; “Espectros”; “Retrato Natural” e “Ou Isto ou Aquilo”. “Essas obras foram trabalhadas este ano junto às meninas da ONG e serão apresentadas por meio de recitação poética. O objetivo do estudo das obras de Cecília Meireles foi o de valorizar mais um poeta brasileiro, ampliar o universo literário e debater sobre a velhice, temática que permeia muito sua obra. Ela é considerada uma das principais vozes da literatura brasileira, foi capaz de nos deixar frases de grande sensibilidade, como Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste: sou poeta”, observa Sandra Zuliani, coordenadora artística da instituição.
Sobre o Grupo Primavera
Fundado em 1981, o Grupo Primavera cresce a cada ano e atingiu a marca de quase 9 mil meninas e jovens atendidas nos mais de 30 anos de transformação social no Jardim São Marcos, bairro da periferia de Campinas (SP) reconhecido pela violência.
Hoje, a ONG atende a aproximadamente 500 crianças e jovens, que têm suas vidas transformadas por meio de programas e projetos inovadores de educação e convívio social, cultura, bem-estar e profissionalismo. Em sua sede, desenvolve programas de educação complementar para meninas e adolescentes de 6 a 18 anos de idade, com o objetivo de minimizar os riscos sociais aos quais estão expostas, promovendo uma formação baseada em valores como disciplina e empreendedorismo, capacitando-as para que se sejam agentes de mudança no meio em que vivem – seja incentivando-as a prosseguir nos estudos ou garantindo a inserção profissional delas no mercado de trabalho.
Além das meninas primavera, também atende jovens meninos por meio de seus programas de educação complementar, caso do Pacto, programa especial da ONG que prepara jovens para os exames de admissão em colégios técnicos de Campinas e região.
Informações à imprensa:
Ana Carolina Silveira / Ana Heloísa Ferrero
Tel (19) 3305 2887 / 99791 8261.