Raquel Baracat

View Original

Crítica de cinema por Vicente Neto - Filmes: The Big Short (A grande aposta) e Steve Jobs

he Big Short (título em Português “A Grande Aposta”)

Mais um daqueles filmes com excelente elenco, que não deve ser ruim. E é bastante interessante apesar de ser um assunto do qual eu não entendo muito: compra de seguro/fundo do sistema imobiliário americano.

O filme conta a história do personagem doidão mas muito inteligente de Christian Bale, que é dono de uma empresa de médio porte, que investe um dinheiro muito alto no seguro, apostando que o sistema imobiliário dos EUA, vai quebrar. Como ninguém jamais apostou que algo desse tipo fosse acontecer, o ato causou rebuliço entre seus investidores.

Ao saber do tal investimento, um corredor começa a oferecer tal oportunidade aos seus clientes e, sem querer, chega ao personagem de Steve Carrell, um dono de corretora também, que enfrenta problemas pessoais após a morte do irmão. E o filme mostra os altos e baixos do tal processo.

Filme complexo, mas bem divertido em alguns momentos. Especialmente quando usa celebridades reais, para explicar alguns termos do meio de investimentos. Recomendo.

Steve Jobs

Apesar de ter existido outro filme contando a vida de Jobs, este filme é específico de apenas três momentos da ‘carreira’ deste famoso criador da Apple.

O filme mostra os bastidores dos dias dos lançamentos do Macintosh (que não foi o sucesso esperado por Jobs), do NeXT (o famoso ‘cubo perfeito’, desenvolvido por ele, após ter sido demitido da Apple), e do famoso iMac (que realmente foi um sucesso).

Deu pra sentir que Steve Jobs era um cara teimoso, meio arrogante até, e os problemas que teve em aceitar, e depois, conviver com sua filha Lisa.

Filme bem interessante, especialmente pra quem gosta de saber de fatos reais, de pessoas reais, e não é um filme “padrão” Danny Boyle.

 

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.