Raquel Baracat

View Original

Conheça a importância do aquecimento prévio ao treino de musculação e aprenda como você pode aquecer corretamente, sem comprometer seu treino.

Enquanto a grande maioria negligencia o aquecimento, muitos fazem dele praticamente o seu treinamento, tornando o treino muito pouco produtivo e objetivo. Apesar de sua importância, o aquecimento não deve ser um trabalho principal nos treinos. É necessário que ele não atinja níveis de atividades as quais possam causar uma pré-exaustão nos músculos ou mesmo causar uma depleção grande de glicogênio muscular. Isso, sem sombra de dúvidas fará sua performance nos treinos cair.

Esses fatores se devem, principalmente aos seguintes objetivos:

◾Aumento do fluxo

◾Aumento da elasticidade do músculo;

◾Aumento da drenagem de nutrientes ao músculo;

◾Aumento do calor nos músculos devido ao bombeamento sanguíneo aumentado;

◾Melhor elasticidade de ligamentos e tendões, bem como irrigação sanguínea entre outros.

Em primeira instância, para propor os melhores níveis e tipos de aquecimentos, devemos seguir as necessidades individuais de cada um e seus sistemas de treinamento. Em seguida, pode-se utilizar algumas regras generalizadas para criar o diferencial em seus aquecimentos, tornando-os mais eficazes ainda para si.

Lembre-se de que o aquecimento deve ser suficiente para preparar a musculatura para o treinamento, assim como prevenir lesões e ao mesmo tempo deve ser mínimo a fim de não causar exaustões prévias ao treinamento

Isabela Casline

Coluna Fitness

Professora e Personal Trainer da Cia Athletica Campinas - contato: isabela.casline@soucia.com.br

Blog:  www.isacasline.com.br