Crítica de cinema por Vicente Neto - Filmes: The Revenant (O Regresso), Saul Fia (O filho de Saul) e The Legend (Lendas do crime), confiram!
The Revenant (título em Português “O Regresso”)
Confesso que não sou grande fã de DiCaprio, não. Mas sempre vejo seus filmes pois normalmente, são bons filmes. E este está sendo muito comentado pois está concorrendo a vários Oscars. E realmente é bom!
O filme conta a história do personagem de Leonardo, Glass, que estava com uma equipe de americanos, no oeste, caçando e pegando peles para serem vendidas. Após um ataque de um urso, que me impressionou pela qualidade da sequência (só essa sequência, já merecia ganhar o Oscar!), ele fica muito machucado e quase morto. A equipe precisa continuar a viagem e Glass fica para trás com seu filho e mais 2 companheiros, que deveriam cuidar dele e, por isso, receberiam uma recompensa em dinheiro. Depois de uns dias, estes companheiros o abandonam e seguem até o acampamento com os demais, dizendo que Glass havia morrido, e mesmo assim, recebendo tal recompensa.
Glass se recupera e segue atrás de um destes companheiros, o Fitzgerald, que foi o que quase o matou e quer vingança.
A fotografia é excelente, as cenas são filmadas com câmera bem aberta (não gosto de cenas de ação com muito zoom) e as sequências de ação são impressionantes (a sequência inicial, com ataque indígena, é muito boa).
Recomendo, mas com ressalvas: o filme tem 2:30 horas, e poderia muito bem ter 2horas, só. Único ponto negativo é esse...
Saul Fia (título em Português “O Filho de Saul”)
Filme húngaro, concorrendo ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Fui ver do que se tratava, pois achei a sinopse interessante. Ledo engano. Rs
O filme conta a história de Saul, um judeu obrigado a trabalhar para os nazistas em Auschwitz, limpando as câmaras de gás após outros judeus serem mortos. No meio destes trabalhos, ele reconhece o corpo do próprio filho, e tenta de alguma forma enterrá-lo.
Filme filmado 90% apenas em cima do ator principal, sempre ele em primeiro plano e as outras ações, acontecendo atrás dele. Então, cansa um pouco.
Meio chato e um final pior ainda.
The Legend (título em Português “Lendas do Crime”)
Os irmãos gêmeos Kray, ambos vividos pelo Tom Hardy, eram considerados gangsters, apesar de não assumirem tal título. Donos de casas noturnas, eram cúmplices em comércios de drogas. Apesar da complicidade, a relação deles fica meio abalada, por conta das loucuras do irmão psicopata Ronald.
Achei o filme longo e bem chato. Não acho que Tom Hardy é tão bom assim, ainda mais pra fazer dois papéis. Não recomendo.
Vicente Neto
Coluna Crítica de Cinema
Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.