Crítica de cinema por Vicente Neto - Filmes (13 hours: the Secret Soldiers of Benghazi, Room e The Danish Girl)
13 Hours: the Secret Soldiers of Benghazi (título em Português: ”13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi”)
Mais um filme de história real, mas agora sobre um acontecimento na Líbia, em 2012, na época do aniversário de 11 de setembro.
O embaixador americano vai até a cidade de Benghazi na Líbia, e acaba, claro, sendo alvo de terroristas. Como existe um complexo da CIA secreto na cidade, 6 soldados que ali estavam, precisam resgatá-lo. Aí, então, desenrola uma noite (as tais 13 horas) de “guerra” entre estes soldados e os terroristas locais.
Um filme de guerras tiros e explosões, muito bem feito. Recomendo pra quem gosta do gênero.
Room(título em Português: ”O Quarto de Jack”)
Havia assistido ao trailer e achado interessante. Vi também, que estava concorrendo ao Oscar, então estava ansioso para ver esse filme. Uma grata surpresa!
Joy e Jack, mãe e filho, vivem em um pequeno quarto, que é um cativeiro onde Joy está presa há 7 anos. Ela faz de tudo para que Jack tenha uma vida normal: ensinou o filho de 5 anos a ler, fazer um pouco de exercícios (fazendo-o correr de uma parede a outra oposta), e explica para ele coisas do universo, mas que para o pequeno Jack, é apenas coisas da televisão, pois o que ele conhece do mundo, é apenas dentro da TV. Joy está pensando em sair dali e Jack é a chave para tal conquista.
Recomendo muito este filme. Muito interessante e mostra a diferença de perspectiva para um mesmo ponto de vista. Gostei muito!
The Danish Girl(título em Português: ”A Garota Dinamarquesa”)
Depois que assisti Eddie Redmayne ganhar o Oscar, fazendo o papel de Stephen Hawking, fiquei fã deste ator. Então, quando o vi no trailer deste filme (história real), sabia que viria algum belo filme. E é mesmo!
Ele vive Lili Elbe, a mulher que vivia dentro do corpo de Einar, um pintor de sucesso, casado com Gerda. Ao não conseguir mais conter Lili dentro de si, o filme mostra a luta dele para conseguir finalmente se tornar uma mulher completa.
Lili é considerada a primeira pessoa a se submeter a operação de mudança de gênero.
A cena final é demais! Vale muito assistir!
Vicente Neto
Coluna Crítica de Cinema
Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.