Raquel Baracat

View Original

Crítica de cinema por Vicente Neto - Filmes: Truth, Batman vs Superman e Solace

Truth ( título em Português: Conspiração e Poder”)

Mais um dos filmes de história real que tanto gosto. Esse trata de um caso político, nas vésperas da reeleição de Bush.

A história conta o caso da produtora da CBS que investiga uma suspeita que o presidente George W. Bush usou influências de família para não combater a Guerra do Vietnã. Ela consegue uma documentação comprovando a denúncia, mas após ir ao ar, no programa 60 Minutes, houve um grande alvoroço dizendo que as informações ou provas, são falsificadas. Ao invés de causar algum problema com a campanha do presidente, o foco é a reportagem ser ou não real, desviando a atenção dos fatos em si.

Um bom filme, que vale ser assistido. E qualquer semelhança com os atuais casos políticos no Brasil, prova que política é tudo a mesma coisa, no mundo todo.

Batman Vs Superman: Dawn of Justice (título em Português: ”Batman Vs Superman - A Origem da Justiça”)

Tanto se falou, que eu estava muito ansioso para assistir. Não tanto por ser filme de super-heróis, mas pelo filme que teria muitos (e bons) efeitos especiais. E realmente, são efeitos grandiosos!

O filme mostra uma certa dúvida entre a população de Metrópolis, sobre o Superman: uns consideram este um deus, outros temem por ter um ser extra-terrestre tão poderoso. Nesta linha segue Batman, da vizinha Gotham (não sabia que eram cidades vizinhas!), que duvida das boas intensões do homem de aço.

Bruce Wayne, então, investiga o laboratório de Lex Luthor, que descobriu a famosa Kryptonita.

A partir daí, não vou descrever os conflitos que acontecem pois é o enredo do filme: a luta entre estes dois personagens.

Confesso que tenho preguiça de Ben Affleck, e estava achando que ele não ia fazer bem tal papel, mas até que não ficou ruim. Achei só que Lex Luthor nesta versão, está muito doido. Não lembrava desta característica deste vilão (não que eu seja leitor e profundo conhecedor, mas não tinha esta informação).

Recomendo bastante pra quem gosta do gênero, mas poderia ter uns minutos a menos...

Solance (título em Português: ”Presságios de um Crime”)

Um filme com Anthony Hopkins não tem como ser ruim. Não, péra... tem sim! Rs

Este filme não é lá essas coisas. Não chega a ser ruim, mas não é tão bom, não. Uns diálogos meio clichês. Me senti constrangido por Anthony...

O filme conta a história de uma investigação do FBI sobre um serial killer, que tem assassinado pessoas sempre da mesma forma, sem deixar vestigios. Então, um dos agentes, Joe, vai atrás de John, personagem de Hopkins, um vidente que vive isolado após a morte de sua filha ha alguns anos.

John consegue chegar até o assassino, um vidente também, ainda melhor que ele, e por isso, sempre a frente das investigações.

Não sabia, mas o diretor é brasileiro, o mesmo do excelente “Dois Coelhos”. Infelizmente, não conseguiu fazer um bom filme, mesmo com um bom elenco.

Não recomendo.

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.