Seja o imitado, não o imitador - Coluna Consultoria de Imagem por Andrea Von Zuben Vita
Todos os dias somos bombardeados por inúmeras informações, somos levados a querer coisas que muitas vezes sequerpensávamos como ter o cabelo e o corpo dos sonhos, perder 15kg coma receita dos famosos, usar lentes para ter a mesma cor dos olhos das modelos, participar das corridas que levam os nomes da moda, ter a roupa e os sapatos que estão nas revistas, fazer parte da estratosfera fitness porque todo mundo esta falando dela e blá, blá, blá....
Nos sentimos um peixe fora d´água muitas vezes por não estarmos inseridos ou praticando nada que a sociedade atual vem realizando, impondo e até exigindo. Carregamos culpa, nos sentimos alienigenas em nosso próprio planeta e não sabemos o que fazer, como fazer e se queremos fazer.
Vou dizer uma coisa. Como todos sabem sou consultora de imagem e estilo e passo muitas horas me perguntando aonde esta o estilo? Você sabe o que é estilo? Quando converso com pessoas, nas consultorias e até mesmo buscando o significado da palavra já ouvi de tudo, até que é a forma de expressão predominante numa determinada época. O que associa o conceito ao que é tendência, ao meu ver quando o assunto é MODA entendimentos bem distintos.
Vejamos:
Significado de Tendência
s.f. Inclinação; disposição natural que leva algo ou alguém a se mover em direção a outra coisa ou pessoa: tendência dos corpos para a terra; tendência à mentira.
Orientação; evolução de alguma coisa num sentido determinado: os estilistas se pautam nas tendências mundiais.
Vocação; propensão que orienta alguém a fazer ou realizar determinada coisa: ela tinha tendência para música.
Movimento; direcionamento comum de um grupo determinado: governo com tendências ditatoriais.
(Etm. de tendente: tend + ência)
Embora o ESTILO possa ser levado ao campo da moda, ao meu veré o "modus operandi" do ser humano como indivíduo, ou seja, é individual, próprio e inerente de cada um. É a forma como pensamos, procedemos, agimos, nos manifestamos, é o que acreditamos ( crenças, cultura, meio que vivemos, formação, evolução, princípios, moral, etc), é como nos expressamos, gesticulamos e nos postamos. É nossa orientação/tendência natural, nossa pré disposição para algo. É o nosso "EU".
Quando levamos isso para a esfera da moda, posso dizer que Estilo é a forma como usamos nossa imagem, não a tendência que usamos. ESTILO compreende: nossas roupas, cabelos, maquiagem, sapato, bolsas, acessórios, para expressar tudo aquilo que esta fervilhando dentro de nós. E esta operação é automática, não precisa ser arquitetada, pensada e repensada. É e deve ser natural. Afinal no seu guarda roupa deve conter apenas peças que se relacionam, conversam com você e não aquelas que você acredita que vão te colocar no mundo fashionista ou que você acha que deve começar a usar porque todos estão usando.
TENDÊNCIA é o que esta sendo referendado no mercado de moda, como uma evolução, um caminho, o gosto do momento, é o resultado final de uma pesquisa de anos do que é o desejo do consumidor, com referências e movimentos sociais a âmbito mundial, mas que muitas vezes não é o seudesejo e não esta em conexão com seu ESTILO.
Fico imensamente triste quando percebo que a cada dia as pessoas abrem cada vez mais mão de suas próprias opções e escolhas para viver a dos outros. Entristece-me ver pessoas com tanto potencial se transformando em outros seres porque deixam-se influenciar, massificar por todas as informações circulando no mundo. E o fato de hoje recebermos influências a nível global, piorou ainda mais as coisas.
Sinceramente não sei vocês, mas não desejo passar fome e fazer as dietas lokas que estão circulando pela mídia, nem quero ficar igual a atriz ou modelo tal. Quero comer, adoro comer, tenho o direito a sentar em uma mesa e escolher meu almoço sem pensar nas calorias que estou consumindo. Também não quero começar a correr aos 40 anos, nem ficar sarada como as blogueiras fitness, simplesmente porque essa é a praia delas e não a minha (entenda-se bem que é não é uma crítica, mas as minhas opções). Logicamente enquanto essas personalidades exibem corpos extraordinários, eu exibo um corpo de uma mulher normal, com celulite, gordurinhas e tudo mais, mas sinceramente não perco nenhuma noite de sono por isso. Cada um faz sua opção e convive com o resultado delas, não é mesmo?
Não vou pintar meu cabelo de azul, embora eu ache da hora para determinadas pessoas, porque não combina comigo, com minha maneira de viver ou com quem eu sou. Não vou usar batom vinho porque esta na moda, quando eu não suporto ver minha boca colorida, gosto do nude. Não vou usar roupas largas, que não definam minhas formas ou desconstruam meu corpo, porque gosto de roupas sexys. Sim gosto de roupas sexy e daí? Não vou parar de rir prazerosamente quando estou feliz, porque algumas pessoas acham que convém ser discreto. Eu adoro rir, gargalhar, ser feliz. Não é para isso que vivemos?
E ai você deve estar se perguntando, nossa que loka, ela não é consultora de imagem? Não é ela que vive divulgando marcas? Não é ela que quer ensinar pessoas a se vestir? Minha resposta é: Sou uma profissional da área da imagem, que oferece ferramentas aos outros para que possam lapidar seu gosto ao se vestir. Sou aquela que ajuda pessoas a vencerem e superarem problemas de auto-estima e que junto com elas vira o jogo e vence. Sou aquela que tenta mostrar que não precisamos ser outra pessoa para sermos aceitos, que não precisamos mudar nossa forma de vestir para nos adequarmos ao mundo, precisamos apenas aprender a externar o melhor de nós através da nossa imagem.
Tenha consciência que sou uma formadora de opinião, que muitos seguem as marcas que recomendo, não sou hipócrita e além do mais adoro o que faço, por isso carrego comigo a denominação de Consultora de Imagem e Moda. E isso obviamente indica que sou uma pessoa a ser consultada, que merece ser ouvida, assim como tantas outras.
Cabe a mim ter discernimento, quando eu indico ou falo de uma marca ou produto, antes de mais nada é porque acredito, gosto, uso, experimento. Meus trabalhos são iniciados muio tempo depois de eu já estar em contato com a marca, depois de consumi-la, de traze-la para minha vida. Falo daquilo que acredito ser bom para mim, não importa se é um livro, um carro, uma roupa, uma make, um lugar, propago tudo o que realmente gosto, o que é real e coincide com minhas convicções.
Existem pessoas parecidas, afins, siamesas e se aquele que me segue o faz porque se vê semelhante a mim, é bom trocarmos informações, conhecimento, mas se você não tem nada a ver com meu estilo de vida, serviu apenas de informação ou para você entender uma pessoas próxima a você, mas com certeza não deve ser seu próximo passo.
Tendências assim como estilo acham seus semelhantes que passam a caminhar como grupos em uma mesma direção, o que hoje conhecemos como tribos. Deste modo por similaridades de escolhas, opções e gostos passam a andar juntos e manifestam uma escolha.
Moda não é para ser seguida a risca, não é para ser imitada, plagiada, isso é "fake". Moda é uma fonte de inspiração a ser absorvida, digerida, compreendida e se lhe convém aproveitada. Não reproduza.
Sabe porque ao invés de ficar colocando looks do dia e me fotografando cada vez que saio eu prefiro ensinar técnicas de construção de imagem? Para que você adquira conhecimento para expor o seu próprio gosto e não reproduzir o meu. Você é você, eu sou eu. Acredito no potencial de cada indivíduo, de cada cliente que trabalho. Quero ver a essência dela, quero ver o que há no interior, refletir no exterior, quero ver a beleza sair de dentro de fora.
Conheço pessoas que tem um guarda roupa imenso, incrível, cheios de marcas, aquele dos sonhos que não conseguem compor um look sequer com originalidade. Mas também conheço pessoas que tem um guarda roupa, pequeno, otimizado, sem marcas e que conseguem montar tantas composições incríveis, conseguem dar sete vidas à um único vestido, sou apaixonada e encantada por estas últimas.
Se é para imitar (embora não concorde como já dito), que sejamos nós os imitados e não os imitadores, sejamos referencia em conhecimento, atitudes, decisões, sucesso, empreendedorismo,sejamos referencia em nosso meio em tudo e também na moda, não somente nela. Talvez você não influencie um grupo de executivos clássicos, sendo despojado, Como não será referencia a pessoas sexy, sendo ultra criativa mas tenho certeza que o será para os seus afins.
Por isso não se despersonalize, não abra mão do seu eu, não haja para agradar um grupo ao qual não pertença, para ser aceito, não vale a pena, você é o que é, como é. Não precisamos mudar, precisamos nos aprimorar. A única mudança que acredito é a que vem do conhecimento, aquela que por estudo, pesquisa e vivencia te levam a uma nova forma de pensar, pelo amadurecimento. Esta é a mudança normal de toda pessoas. Afinal volte um pouco no tempo, olhe para trás e pense: quantas mudanças aconteceram com você ao passar dos anos? Você usa hoje o que usou na sua adolescência? Acredita exatamente nas mesmas coisas? Se a resposta for não, não se preocupe, você esta EVOLUINDO e a evolução trás mudanças. Continue a evoluir...
Nossas roupas manifestam épocas de nossa vidas, ideais, motivações e assim como a moda, mudamos. O que era importante ontem hoje é amadurecido e superado. Vestimo-nos de acordo com nossas vitórias, conquistas, desgostos, a roupas a meu ver é a externação da alma, do nosso interior. Assim libertemo-nos de nossas inseguranças e receios, sejamos a tradução livrede quem somos, vivendo como desejamos em busca da felicidade idealizada.
Kisses And Kisses
Sua formação privilegiada aliada a vivência em diferentes áreas do mercado de trabalho, conferem suporte e fundamentos para ajudar e compreender seus clientes no aspecto pessoal e profissional, bem como a diagnosticar e apresentar soluções no meio empresarial/coorporativo. Por isto realiza consultorias e ministra workshops e palestras pelo Brasil, levando pessoas a entenderem que imagem quando bem manuseada e aplicada, é uma poderosa ferramenta para o sucesso.