Raquel Baracat

View Original

7 passos para quem deseja visitar o Grand Canyon - Coluna Viagem por Julio Souto

Localizado no norte do Arizona, o Grand Canyon é uma das belezas naturais mais bonitas e conhecidas no mundo todo. Medindo cerca de 446km de comprimento, 29km de largura e 1,85km de profundidade, as paredes do cânion contêm camadas de rochas que revelam a linha do tempo da história do planeta Terra. O local tem sido ocupado por milênios, com ruínas e artefatos de habitantes datados de 12.000 anos atrás e há indícios que o rio Colorado estabeleceu seu curso através da área entre 5 e 6 milhões de anos atrás. No início de 1800, caçadores e expedições enviadas pelo governo dos EUA começaram a explorar e mapear o canyon. Em 1893 foi concedido o status de reserva florestal e, mais tarde, em 1919 o título de Parque Nacional.

Vamos aos passos:

1-     Decida como você vai chegar ao Grand Canyon

A maioria dos visitantes desembarcam nos aeroportos de Las Vegas (LAS) e Phoenix (PHX). Porém, existe a possibilidade de pegar outro voo até o aeroporto Flagstaff (FLG) ou Page (PGA), ambos no estado do Arizona.

 

Tempos de viagem de carro até o parque nacional:

   Flagstaff, Arizona: 1h30

   Page, Arizona: 2h30

   Phoenix, Arizona: 4h30

   Las Vegas, Nevada: 5h

1-     Decida qual parte do Grand Canyon você deseja visitar

Se for a sua primeira visita ao Grand Canyon National Park e / ou você estiver viajando com crianças, você provavelmente vai querer visitar a extremidade sul por sua abundância relativa de hotéis, serviços e atividades. A extremidade sul fica aberta durante todo o ano, tornando-se também a melhor escolha para uma visita de inverno. Note que você vai estar em uma altitude elevada, de modo que você pode sentir o famoso Soroche (mal de altitude). Mas nada que uma Soroche Pill não resolva!

Também há área para Camping caso você seja mais aventureiro.

2-     Decida em qual época irá ao Grand Canyon

O verão é o tempo mais quente, mais seco e mais movimentado do ano, principalmente na extremidade sul. O final da primavera e início do outono oferecem o melhor clima; final do outono é um pouco menos lotado. O inverno traz temperaturas mais baixas e a possibilidade de neve, tornando-se o tempo mais silencioso do ano. Quer economizar dinheiro? Planeje a sua visita para os meses de inverno (novembro a fevereiro), quando muitos hotéis do Grand Canyon oferecem descontos consideráveis.

3-     Decida onde você quer ficar e reserve o quanto antes

Há seis hotéis dentro do parque nacional na extremidade sul e um na extremidade norte, além de alguns hotéis alternativos fora do parque nacional.

4-     Planeje passeios e atividades

Passeios de mula, passeios aéreos, rafting no rio Colorado, caminhadas, passeios de trem, passeios de jipe 4x4 ou atividades guiadas podem tornar as suas férias mais memoráveis.

Veja que o novo Grand Canyon Skywalk não faz parte do Parque Nacional e a principal via de acesso se dá por aproximadamente 24km de terra batida, muito acidentada e esburacada em alguns trechos. Verifique se o seguro veicular inclui eventuais danos em terrenos deste tipo, caso deseje visitar o local.

5-     Pense em outros lugares que você pode visitar se você tiver tempo

Considere também, visitar Hoover Dam, Sedona, Lake Powell, Monument Valley, Paria Canyon, Zion e Bryce Canyon. Pesquise no Google ;-)

6-     Crie um dossiê de férias

Imprima todas as confirmações de reservas, voos, seguros, alugueis de veículos, e os mantenha por perto. Durante os voos, de preferencia na bagagem de mão.

Uma semana antes da viagem, envie e-mails para todas as empresas confirmando que tudo está OK e boa viagem!

Julio Souto

Coluna Viagem

Campineiro, administrador, apaixonado por música, musculação, viagens, bares, café e Excel. Já foi professor voluntário de informática para pessoas carentes. Atualmente mora em Londres e passa o tempo livre fotografando a cobiçada cidade. Email:juliosouto@me.com Instagram: @soutojulio