Raquel Baracat

View Original

Crítica de cinema por Vicente Neto - Filmes: O dono do Jogo e Amor por Direito, confiram!

Pawn Sacrifice (Título em Português: “O Dono do Jogo”)

Só sabia que era um filme sobre um grande jogador de xadrez. Não sabia mais nada. Rs
Sim, o filme é sobre o jogador mais famoso dos EUA, Bobby Fischer, que desde criança joga xadrez como poucos (e aprendeu sozinho ainda um pequeno garoto). Apesar de ser um pouco desequilibrado mentalmente, ter manias de perseguição e ser altamente sistemático com barulhos enquanto joga, ele quer ganhar dos russos, que são os maiores enxadristas do mundo. Então, durante a Guerra Fria, ele enfrenta Boris Spassky, o maior deles, em um campeonato mundial na Islândia.

E é isso. A vida de Fischer, que confesso desconhecia completamente.
Um filme um pouco parado, mas interessante. Recomendo pra quem gosta de xadrez e/ou biografias (como eu).

Freeheld (Título em Português: “Amor por Direito”)

Quando assisti ao trailer deste filme, imaginei que fosse daqueles filmes que você fica com raiva da ignorância de algumas pessoas ali representadas. E é isso também!

O filme conta a história real de Lauren (personagem de Julianne Moore), uma policial em New Jersey, que acaba se apaixonando por Stacie (Ellen Page), uma mecânica, e elas passam a viver juntas (e fazem um contrato de união estável). Até que Lauren descobre estar com câncer em estágio terminal. Ao pedir para a polícia que os benefícios da pensão vá para a sua parceira, quando ela vier a falecer, as autoridades recusam tal pedido, alegando que elas não são casadas e não têm este direito (aí entra o meu comentário, de ficar com raiva da ignorância (e também um certo abuso e hipocrisia) destas autoridades). A partir daí, o filme desenvolve a luta delas com o tratamento de Lauren e também, pelo legítimo direto delas.

Gostei bastante do filme e das atuações de ambas personagens principais, e também do papel de Steve Carrell, que está ótimo!

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.