Raquel Baracat

View Original

Como economizar dinheiro - Coluna Investimentos por Rodrigo Teixeira Mendes

Olá a todos!

Poupar de 10 a 12% da receita mensal é o ideal para se ter uma vida financeira tranquila em qualquer momento de sua vida, mas diante as circunstâncias da vida acabam variando muito de caso a caso.

Todo dinheiro que sobra no final do mês deve ser destinado à investimento, e não ao consumo. Uma vez estabelecido o montante que será destinado às aplicações, é possível pensar nos diferentes tipos de aplicação que possam gerar algum rendimento, ainda que baixo, de início. Antes de começar a investir, equilibre suas finanças.

A reserva deve ser dividida em duas: para contingências e para objetivos específicos.

Uma Reserva de contingência é destinada a cobrir imprevistos, como uma emergência médica, reforma da casa, conserto do carro, viagem não programada, etc.  O mais indicado é que a reserva de contingência fique em um investimento de muita liquidez, isso significa que o dinheiro pode ser sacado rapidamente, assim que necessário.  Poupar para um objetivo

Invista com objetivos definidos. Segue algumas indicações para aportar seu dinheiro.

Fundo de investimentos: a facilidade é que toda a gestão é feita por profissionais de banco ou pela corretora de valores, portanto é também uma boa opção para quem desconhece o mercado, porém em troca do serviço, é cobrada uma taxa de administração. Os fundos têm taxa de tributação regressiva, isso significa que, quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, menor será a tributação sobre ele.

Tesouro direto: quem gerencia o investimento é a própria pessoa (ou uma corretora de valores), e não o banco. Como os prazos são bastante longos (o Governo emite títulos de 5, 10, 20 anos), o rendimento é muito maior do que nos outros dois investimentos.

A dica é: Quanto maior a aplicação, maior o retorno, se tiver condições de deixar o dinheiro reservado por mais tempo, passe a aplicar no Tesouro Direto sempre tendo a necessidade de manter parte dos recursos na reserva de contingência da poupança.

Tem dúvidas? Entre em contato.

Até a próxima semana!

Rodrigo Teixeira Mendes

Coluna Investimentos

Graduado em Direito pela Universidade Paulista e Pós Graduado em Administração de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de possuir experiências na área financeira e comercial em empresas como Banco Itaú, RR Donnelley Moore, Camargo Correa. Atualmente tem atuação no setor financeiro e ministra cursos e palestras na área de Educação Financeira com foco na disseminação do conhecimento de produtos disponíveis no Mercado Financeiro (Finanças Pessoais, Renda Variável, Renda Fixa). E-mail: rodrigo@valutainvest.com.br  Telefone: (19) 99626-1540/(19) 2513-0103