Não aprendeu a nadar quando era criança? Ainda dá tempo! Coluna fitness por Aline Milke da Cia Athletica Campinas
10 dicas para otimizar a aprendizagem da natação na fase adulta
- Faça aulas no mínimo 3 vezes por semana
Se você está mesmo disposto a aprender e já não tem mais os pais para te obrigar a ir à natação, coloque o alarme no celular, programe o GPS do carro para ir direto do trabalho, contrate um personal, mas não deixe de fazer no mínimo 3 vezes por semana. Será mais rápido, e acredite, menos doloroso. Você ganhará força, técnica e condicionamento de forma mais eficaz.
- Adquirir bons materiais
Quando mergulha entra água nos óculos, você se acha feia com aquele maiô, sente frio porque não tem um roupão adequado ao sair, escorrega ao sair da piscina porque sempre esquece o chinelo, se incomoda com os cabelos ressecados. Bom, você já começou errado! Dê conforto à sua nova prática e adquira materiais que sejam bons para você! Até uma boa máscara de hidratação entra na lista para as mulheres!
- Escolher um horário coerente com sua rotina;
Não adianta achar que a partir de hoje, só porque tem um novo objetivo, você vai acordar todos os dias às 5h00 da manhã se não tem esse hábito. Seja realista com a sua rotina já existente e se programe adequadamente.
- Evitar faltas
Na fase de iniciação toda falta é voltar à estaca zero em várias técnicas. Lembre-se de que para a natação se tornar um esporte confortável precisa treinar para que os movimentos fiquem automáticos. Não falte nessa primeira fase.
- Não desistir!
Está difícil? Você acha mesmo que seria mais fácil quando criança? Sim, você está certo. Mas encare o desafio, é sempre tempo de aprender coisas novas. Se você está desistindo fácil assim, imagina se um desafio que você não pediu aparecer. Vai desistir também?
Esportes como a natação, mesmo quando realizamos na idade adulta, também promovem grande crescimento pessoal no sentido de aprimorar a resiliência, determinação, foco, concentração. Até seu desemprenho profissional pode melhorar !
- Respire muito!
Treine respiração TODOS os dias. A respiração em meio líquido é trabalhada de forma oposta ao meio terrestre. Logo, se não treinar sempre até ficar automática, você vai sentir com frequência uma das piores sensações da natação: a água dentro do nariz! E seu tão sonhado condicionamento não chegará tão cedo!
- Local adequado e confortável
Escolheu a academia mais perto ou mais barata? O ambiente interfere diretamente na aprendizagem. Água fria ou quente demais, piscina com metragem e marcações inadequadas podem prejudicar alguns exercícios e até o rendimento de aulas de natação.
- Entre de cabeça!
Nada de reclamar de águas nos ouvidos, nariz, olhos. Lembre-se de que você está se inserindo em um meio novo e você vive em meio terrestre. Respeite o tempo que o corpo precisa para se adaptar a um meio diferente.
- Assista a vídeos de nadadores profissionais
As técnicas dos nadadores profissionais em cena ajudam muito a visualizar o que o professor corrige tanto em aula.
- E o mais importante: divirta-se!
Eu prometo, sua vida será muito mais divertida quando você se sentir mais confortável com a água. Aprenda e divirta-se! Nunca é tarde demais!
Aline Milke
Coluna Fitness
Professora e personal trainer na academia Companhia Athletica Campinas. Especialista em fitnessaquático pela Aquatic Exercise Association, atleta da Federação Aquática Paulista de Natação por 12 anos. Apaixonada pelo ambiente aquático ministra cursos na área de fitness aquático para profissionais da área e acredita na promoção da modalidade para todos os públicos. Atualmente possui 7 aulas semanais na grade de condicionamento aquático da Companhia Athletica onde conquista diariamente ótimos resultados e a adesão de um público diferenciado incluindo homens e mulheres jovens e saudáveis que buscam novos níveis de aptidão física através do ambiente aquático. (19)996110020 aline_milke@hotmail.com